Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
RegiãoEsposendeCidade da França inaugura praça com o nome de Esposende

Cidade da França inaugura praça com o nome de Esposende

© CM Esposende

No âmbito dos projetos municipais de cooperação institucional, de divulgação turística e de apoio aos emigrantes, o presidente da Câmara Municipal de Esposende deslocou-se a Berre L’Étang, cidade situada no Sul de França, próxima de Marselha. Como reconhecimento para com os cidadãos esposendenses aí radicados, o Município de Berre L’Étang atribuiu o nome de Esposende a uma nova praça, agora inaugurada pelos edis dos dois municípios, que também assinaram uma carta de amizade.

No sábado, o presidente da Câmara Municipal de Esposende acompanhou o seu homólogo de Berre L’Étang, Mario Martinet, na inauguração da praça de Esposende, no coração de Boëti. A cerimónia contou com a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Marselha, Álvaro Ribeiro Esteves, George Mendes, em representação da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa, e Manuel Sá Silva, presidente da direção da Association Culturelle des Portugais de Berre l’Etang.

Na ocasião, Benjamim Pereira manifestou “a enorme alegria por reencontrar os emigrantes ali radicados”, considerando-os os “melhores embaixadores de Portugal”. Cerca de uma centena de esposendenses reside nesta cidade francesa.

Durante esta visita, foi assinada uma carta de amizade, entre os municípios de Esposende e de Bérre L’Étang, passo “importante para um projeto futuro de geminação entre as duas cidades”.

O documento subscrito vinca o esforço de aprofundamento das relações entre França e Portugal, num “espírito de verdadeira amizade e compreensão entre os povos”.

Com esta subscrição de intenções, os dois municípios visam contribuir para o alargamento do diálogo entre os povos, atendendo aos muitos pontos convergentes e que deixam antever um profícuo futuro de cooperação em diversas áreas, desde logo com o estreitamento das relações culturais entre os dois municípios.

“Estamos empenhados em cumprir os compromissos assumidos na carta de amizade. Estou certo que este passo constitui uma forma de partilhar valores sentimentais e educativos e de promover a cooperação em diversas áreas e interesses comuns”, sustentou Benjamim Pereira.

Reconhecidos como destinos balneares relevantes, Esposende e Berre L’Étang querem partilhar conhecimento, através de contactos regulares, de visitas e de reuniões conjuntas, fomentando o intercâmbio nas áreas da educação, cultura, desporto, associativismo, turismo, entre outros.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES