
O italiano Christian Merli (Nova Proto NP01), no Campeonato da Europa de Montanha (CEM), e o alemão Alexander Hin (Osella FA30), no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group (CPM), foram este domingo os vencedores da 44.ª Rampa Internacional da Falperra, em Brafa, num dia em que a chuva, à semelhança do dia anterior, voltou a fazer-se sentir, condicionando até o desempenho de alguns pilotos.
A nível absoluto, Merli manteve o seu “reinado” no Sameiro, ao obter o seu quinto triunfo e impedir que o francês Kevin Petit (Nova Proto NP01), líder do Europeu, juntasse mais um primeiro lugar aos dois já conquistados em igual número de provas esta época. E se nos treinos de sábado o francês esteve sempre na frente, este domingo o tetracampeão europeu não se deixou atemorizar pelo piso molhado e logo na primeira subida deixou o rival a 7.561s. Depois, na segunda, Merli cavou a diferença final face a Kevin Petit para um expressivo “score” de 10.094s. O espanhol Joseba Iraola Lanzagorta (Nova NP01), que terminara em terceiro as duas provas anteriores do CEM não evitou um “pião” na primeira subida, abrindo caminho para outro Petit, Sebastien, sair de Braga com o último lugar do pódio, sendo que o local Carlos Vieira (Porsche 992 GT3 Cup) foi o piloto português melhor classificado nesta competição internacional.
No CPM, o alemão Alexander Hin (Osella FA30) triunfou, também, de forma folgada, com uma margem de 4.330s em relação a Pedro Salvador, que regressou aos comandos do Silvercar SC “para tirar a ferrugem”, como ele próprio referiu. A chuva acabaria por proporcionar algumas surpresas, já que na terceira e última subida – a classificação final resulta do somatório das duas melhores subidas – as condições do piso eram bem diferentes da primeira realizada este domingo.