Centro Clínico Académico de Braga mantém atividade com 160 estudos clínicos
Terça-feira , Setembro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2582
Principal / Notícias / Centro Clínico Académico de Braga mantém atividade com 160 estudos clínicos

Centro Clínico Académico de Braga mantém atividade com 160 estudos clínicos

O Centro Clínico Académico (2CA), uma parceria entre o Hospital de Braga e a Universidade do Minho, através da Escola de Medicina e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, manteve a decorrer 160 estudos clínicos de março a maio de 2020.

Durante o período da pandemia, e apesar de toda a reestruturação interna que se impunha, o 2CA, sediado no Hospital de Braga, continuou a desenvolver os seus projetos de investigação em diferentes áreas.

Dos 160 estudos em curso, 77 são ensaios clínicos e os restantes 83 são compostos por estudos observacionais e estudos clínicos de dispositivos médicos.

Ainda durante este mesmo período, das 127 consultas previstas associadas aos ensaios clínicos, 125 foram realizadas nas mais variadas áreas terapêuticas: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, medicina interna, neurologia, oncologia, oftalmologia, pediatria e urologia.

De realçar que 87 destas consultas foram presenciais, 37 via contacto telefónico e 3 ao domicílio através do parceiro Centro de Medicina Digital P5.

Os projetos de investigação não foram suspensos, tendo os procedimentos sido reajustados de forma a manter a segurança dos participantes

As áreas de neurologia,  oncologia e gastroenterologia são as que se encontram com mais estudos de investigação a decorrer, sendo que o 2CA conta com uma equipa dedicada de 15 profissionais, composta por enfermeiros, coordenadores de estudos, farmacêuticos, técnicos de imagiologia, psicólogos, em que todos os ensaios clínicos têm sempre o acompanhamento de um médico especialista do Hospital de Braga.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.