O Centro Clínico Académico-Braga (2CA-Braga) vau promover, esta segunda-feira, um “Open Day” através do qual será possível conhecer as diferentes vertentes de atuação do Centro Clínico Académico.
Criado em 2012, o 2CA-Braga resulta de uma parceria, sem fins lucrativos, entre o Hospital de Braga, a UMinho – através da Escola de Medicina e do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde – e o Hospital CUF Porto.
O 2CA-Braga, sediado no Hospital de Braga, tem disponível uma ala – semelhante à de um Serviço de Internamento – com espaços adaptáveis ao desenvolvimento de projetos de investigação, mais concretamente ensaios clínicos, estudos clínicos observacionais, projetos de investigação translacional e estudos de validação clínica.
Membro do sistema científico nacional e integrado em redes nacionais e internacionais de investigação clínica, o 2CA–Braga dispõe de uma equipa diferenciada e multidisciplinar, procurando corresponder às necessidades dos investigadores, dos promotores e dos participantes nos ensaios clínicos.
No decurso de 2022, o 2CA-Braga realizou 262 estudos clínicos, entre os quais 116 ensaios clínicos, destacando-se nas áreas da neurologia, oncologia/hemato-oncologia, gastroenterologia, cardiologia, endocrinologia e pneumologia.
Dos múltiplos estudos clínicos em curso, o 2CA – Braga acolhe atualmente ensaios clínicos de fase 1. Os ensaios clínicos de fase 1, desenvolvidos principalmente em participantes saudáveis, tem por objetivo a avaliação inicial de segurança e tolerabilidade de novos fármacos em que é reunida e analisada informação de segurança e sobre os processos de absorção, distribuição metabólica, eliminação pelo organismo e determinação da forma farmacêutica.
Com mais de 800 participantes nos estudos e de 270 investigadores, o 2CA-Braga atribuiu até 2022 mais de 380 mil euros em bolsas de investigação e promoveu mais de três dezenas de formações que foram frequentadas por mais de meio milhar de formandos.