Domingo, Abril 18, 2021
18.9 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto inaugura Painel Coletivo de Azulejos

Celorico de Basto inaugura Painel Coletivo de Azulejos

CM Celorico de Basto

Num mês que seria dedicado à Capital das Camélias, com a sua Festa Internacional, o Município de Celorico de Basto, decidiu assinalar esta efeméride com  a inauguração de um Painel Coletivo de Azulejos, localizado junto à antiga estação de Celorico de Basto.

A cerimónia de inauguração decorreu esta segunda-feira com a presença de um leque restrito de convidados, representantes das instituições envolvidas no projeto.

Para Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “inauguramos hoje o magnífico painel de azulejos dedicado às nossas Camélias. Um momento singelo, mas simbólico, que serviu para valorizar o trabalho realizado por centenas de elementos da nossa comunidade escolar, entre alunos, professores, pais, auxiliares de ação educativa e dirigentes”.

Para o edil celoricense, esta é “uma obra de arte que promove o nosso património de encantar e um ponto de partida para um conjunto de peças de arte que iremos instalar ao longo do percurso, contribuindo assim para o nosso desígnio de fazer da nossa Ecopista a melhor do país, juntando a arte ao património natural, paisagístico e arquitetónico que ela já possui e estamos a recuperar. Um trabalho que envolve a comunidade e que é reflexo da valorização do território. Estamos a trabalhar de forma integrada, envolvendo os serviços da câmara, os nossos artistas e toda a nossa comunidade na promoção e valorização do nosso património e potencial turístico do concelho”.

Este painel coletivo de azulejos foi desenvolvido no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, em estreita articulação entre o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas, que foi idealizado pelo professor/artesão Vitor Resende e envolveu centenas de participantes, produzindo cada um o seu azulejo.

O mesmo prefigura várias imagens de camélias mas destaca cinco camélias grandes e é, a partir de ontem, mais um motivo de atração ao concelho e uma referência na valorização do património natural, as camélias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS