Sábado, Outubro 16, 2021
20 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto aposta na eficiência energética na iluminação pública

Celorico de Basto aposta na eficiência energética na iluminação pública

CM Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto está a investir na promoção da racionalização dos consumos energéticos na rede de iluminação pública, reduzindo os consumos de energia e as emissões de CO2.

“Trata-se de uma intervenção de natureza infraestrutural utilizando-se materiais e equipamentos novos, da melhor qualidade e de acordo com as especificações estabelecidas pelas normas de segurança europeia”, refere a Autarquia de Celorico de Basto.

Este investimento propõe atingir dois objetivos concretos, nomeadamente a poupança de 161,946,41 euros por ano na fatura de IP paga pela Autarquia resultante da redução do consumo em 1.156.760 KWh/ano. O segundo objetivo é a contribuição para objetivos específicos e para as metas fixadas nos indicadores de resultado definidos na prioridade de Investimento do PO regional. Esta operação, após concretização, contribuirá para a redução em 64,8% do consumo de energia primária e a consequente redução das emissões de CO2 em 416,2 ton/ano.

“Esta é fase final de um investimento que irá diminuir substancialmente a despesa da autarquia com a iluminação pública e em simultâneo contribuir para reduzir a pegada ecológica sem diminuir a qualidade dos serviços e recursos energéticos. Um investimento que irá abranger todas as freguesias do concelho, criando condições para uma maior eficiência energética, melhorando a iluminação pública com a utilização de energias renováveis numa altura de preocupações acrescidas com as alterações climáticas. Este é um pequeno passo que fará toda a diferença na preservação do nosso planeta”, disse Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Esta intervenção tem um investimento na ordem dos 857.142 euros, sendo 563.945,37 euros financiados pelo programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, de acordo com a candidatura aprovada, e o restante valor 293 196,64 euros suportados pela Autarquia.

Uma intervenção que visa a substituição de 4900 luminárias que integram a rede de IP nas diversas freguesias do concelho, por um igual número de luminárias LED.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS