Terça-feira, Julho 23, 2024
37.8 C
Braga
BragaCDU quer mais empenho da Câmara de Braga para o serviço de...

CDU quer mais empenho da Câmara de Braga para o serviço de pontas letivas

© CDU

Vítor Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga, e Sandra Cardoso, membro da Assembleia Municipal de Braga, reuniram com representantes do movimento “Pais em Luta”, que junta pais de crianças com necessidades específicas.

“Um serviço de apoio nas pontas letivas” é a luta mais recente deste movimento. O Município de Braga implementou, no dia 18 de setembro, o serviço das chamadas “pontas letivas” a cerca de 50 alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário com necessidades específicas, residentes no concelho.

O objetivo do encontro entre a CDU e o movimento foi “ouvir as famílias acerca desta resposta, uma vez que, aquando do anúncio da mesma, a CDU teve a oportunidade de afirmar que esta frustrava as expectativas criadas”.

“De acordo com o que foi transmitido aos eleitos da CDU, a solução que a Câmara disponibilizou fica longe do que seria necessário em vários aspetos. Está a funcionar, ainda que provisoriamente, em instalações que funcionaram para a vacinação da Covid-19, não estando inserida em ambiente escolar como anunciado e prometido aos pais e não tendo iluminação adequada nem arejamento. Os preços continuam ao nível das respostas privadas, variando entre os 80 e os 160 euros por duas tardes por semana em alguns casos, motivo pelo qual apenas 17 crianças, das cerca de 50 que estiveram inicialmente pré-inscritas, se encontram a frequentar o serviço. As atividades anunciadas não estão em funcionamento, pelo que o espaço apenas recolhe estas crianças, sem oferecer terapias ou qualquer tipo de estimulo pedagógico”, refere a CDU.

Os eleitos da CDU vão solicitar uma visita às instalações provisórias onde funciona esta resposta, reafirmando a “concordância com os pais quanto à perspetiva de que o lugar ideal para um serviço como este é uma escola, onde estas crianças não sejam privadas do convívio com todas as outras, fator fundamental para o seu desenvolvimento”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES