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CDU defende tarifa única nos Transportes Urbanos de Braga

A CDU alertou para a "necessidade" de aumentar mais a frota como "condição indispensável para reforçar o serviço prestado às populações".

© CDU

Uma delegação da CDU, composta por João Baptista, candidato à Câmara de Braga, Vítor Rodrigues, vereador na Câmara Municipal, e Sandra Cardoso, membro da Assembleia Municipal, visitou hoje os Transportes Urbanos de Braga. A deslocação permitiu abordar a situação do serviço prestado pela empresa e o ponto da situação do projeto BRT.

“A CDU tomou contacto com os dados relativos ao aumento do número de passageiros, frota, motoristas e outros profissionais. Valorizando o esforço feito para a renovação de autocarros, a CDU alerta para a necessidade de aumentar mais a frota como condição indispensável para reforçar o serviço prestado às populações. Segundo foi dado a conhecer, os novos autocarros que chegam à empresa são acompanhados do abate dos autocarros antigos”, refere o partido.

Para João Baptista, deve ser avaliada a supressão da Coroa 2, com o preço de assinatura mensal de 28 euros, e o alargamento à Coroa 1, que custa 14 euros para  todo o concelho. Para o eleito e candidato da CDU, “no caminho de deve ser feito com vista à gratuitidade dos transportes públicos, consideramos que deve ser avaliada a supressão do tarifário Coroa 2, passando a actual Coroa 1 a abranger todo o concelho”. 

João Baptista lembrou “a importância das medidas tomadas nos últimos anos na sequência do PART – Plano de Apoio à Redução Tarifária, aprovado por intervenção do PCP na Assembleia da República, que levou à baixa dos preços praticados”.

Sobre o projeto BRT, “estão criadas elevadas expectativas junto da população que importa garantir que não serão frustradas”.

“A opção pelo modelo BRT foi tomada na base nos critérios de custo mais baixo e rapidez de concretização de obra comparativamente com outras hipóteses. O projeto de rede BRT apresentado pela TUB prevê um total de 4 linhas com uma extensão de 22,5 km mas, perante as limitações de verbas, apenas está prevista a concretização de 2 linhas com uma extensão total de 12,2 km. O prazo de concretização da obra insere-se nos critérios do financiamento comunitário, estando a Linha Amarela prevista estar pronta em 2025 e a Linha Vermelha no primeiro semestre de 2026. No entanto, apesar dos sucessivos anúncios, apenas foi lançado até ao momento o concurso para a elaboração do Estudo Prévio à conceção e construção do sistema, havendo quem admita que existe o risco de perda do financiamento devido ao incumprimento de prazos”, aponta a CDU. 

Perante “as elevadas necessidades existentes ao nível da mobilidade e os anúncios já feitos”, a CDU considera que “devem ser tomadas medidas técnicas e operacionais de emergência que garantam, pelo menos, o cumprimento do projecto anunciado”.

Para João Baptista, os dados de funcionamento da TUB, que mostram crescimento e boa situação financeira, comprovam as vantagens da propriedade e gestão públicas dos principais serviços públicos e constituem um exemplo a ser alargado à AGERE, com a sua remunicipalização.

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