Terça-feira, Janeiro 18, 2022
7.7 C
Braga
InícioBragaCDU Braga defende que aumento do salário mínimo nacional é "essencial para...

CDU Braga defende que aumento do salário mínimo nacional é “essencial para melhorar a vida dos trabalhadores”

© CDU

Uma delegação da CDU, composta pelos candidatos Torcato Ribeiro e Bárbara Barros, e Belmiro Magalhães, da Comissão Política do Comité Central do PCP, visitou as delegações de Braga do STAL e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.

A candidatura da CDU procurou perceber as principais reivindicações dos trabalhadores em funções públicas e da administração local de forma a “estar em melhores condições de defender os interesses dos trabalhadores do distrito de Braga”. “O modelo de avaliação atual, o SIADAP, continua a ser um instrumento de injustiça na progressão das carreiras destes trabalhadores”, explicou Torcato Ribeiro.

“Defendemos a avaliação mas não nestes moldes, em que os trabalhadores deixam de progredir na carreira de 3 em 3 anos, e onde ainda por cima se impõe quotas para a atribuição das avaliações mais altas”, continuou o cabeça de lista pelo distrito de Braga. A CDU acompanha esta exigência de ambas estruturas sindicais, no sentido da “urgência de valorizar a justa progressão nas carreiras e devidos aumentos salariais”.

Para os candidatos da CDU, o aumento do salário mínimo nacional é “essencial para melhorar a vida dos trabalhadores, criticando a falta de vontade política do Governo em actualizá-lo para o valor proposto pelo PCP e o PEV para 2022, bem como os devidos ajustes nas restantes categorias remuneratórias”. “Em muitas das carreiras da administração pública, bem como se faz sentir no setor privado também, o salário mínimo nacional acabou por absorver a remuneração de trabalhadores cuja antiguidade justificava diferenças salariais significativas”, criticou  a candidata Bárbara Barros.

O cabeça de lista da CDU, Torcato Ribeiro, garante não ter dúvidas que “apenas com o reforço eleitoral da CDU em todo o país e voltando a eleger deputados pelo distrito de Braga conseguimos garantir a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores”. 

“Esta é uma marca que nos distingue, que nos liga à região e à vida das populações, e é por isso que sabemos que apenas elegendo deputados da CDU conseguimos devolver voz à região”, concluiu Bárbara Barros.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS