
João Baptista, candidato da CDU à Câmara de Braga, e Sandra Cardoso, membro da Assembleia Municipal de Braga, reuniram com o STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local / CGTP-IN.
O candidato ao Município nas próximas Eleições Autárquicas falou que “num ano em que a Câmara de Braga anunciou ter o maior orçamento de sempre, é flagrante o contraste com a persistência de condições de trabalho, em alguns casos, a fazer lembrar o século XIX, como por exemplo a falta ou o estado de degradação de instalações de apoio para os jardineiros, que não têm balneários/vestiários para trocarem de roupa e/ou tomarem um banho no fim do dia de trabalho, não têm um local digno para comer a sua refeição, não têm aquecimento ou condições dignas de higiene e segurança”.
João Baptista lembrou que “a CDU levou a reunião da Câmara Municipal as exigências dos trabalhadores, nomeadamente no que se refere à necessidade de construção de um novo estaleiro municipal, com melhores condições, o que obrigou a que tivessem sido tomadas medidas no estaleiro do Parque da Ponte”.
“A transferência em curso de competências do Estado Central para as Autarquias, nomeadamente transportes, educação, apoios sociais, habitação, saúde, cultura, entre outros, comporta riscos muito grandes e corresponde a uma gritante desresponsabilização por parte da Administração Central. Uma verdadeira regionalização é urgente, como sempre defendemos na CDU, não uma descentralização sem um envelope financeiro que a acompanhe, como está a acontecer nas autarquias do distrito e por todo o país. Ou tão-pouco um bluff como o da criação de uma área metropolitana no Minho”, referiu João Baptista.
No final da reunião, João Baptista defendeu “a urgência em mudar o rumo das políticas adoptadas pelo governo PSD/CDS relativamente aos trabalhadores da Administração Pública que têm acentuado a degradação do seu poder de compra e conduzido ao seu empobrecimento, com os aumentos salariais a serem ultrapassados pelo aumento do custo de vida”.