Domingo, Janeiro 23, 2022
11.7 C
Braga
InícioBragaCDU afirma que Hospital de Braga tem gestão pública “com balanço muito...

CDU afirma que Hospital de Braga tem gestão pública “com balanço muito positivo”

© CDU Braga

A CDU visitou esta quarta-feira o Hospital de Braga, tendo reunido com o Conselho de Administração. A delegação da CDU foi constituída pelos candidatos à Assembleia da República, nomeadamente Torcato Ribeiro e Carlos Almeida, e por Belmiro Magalhães, da Comissão Política do Comité Central do PCP.

De acordo com a CDU, o fim da PPP que geria este hospital “foi uma importante decisão para a qual foi decisiva a constante intervenção da CDU na Assembleia da República. Como era de prever, desde então mantém-se uma feroz batalha de propaganda, desvirtuando factos, omitindo dados fundamentais, explorando carências reais que persistem, procurando confundir a população e criar as condições para fazer andar para trás o que luta e a contribuição da CDU fizeram andar para a frente”.

Torcato Ribeiro referiu que o Hospital de Braga apresenta “indicadores que superaram significativamente a atividade contratualizada com o Estado, em áreas tão relevantes como as primeiras consultas, consultas subsequentes e cirurgias. Comprovando o acerto da decisão de reversão da PPP de gestão clínica do Hospital.” No entanto, acrescentou que o Hospital “precisa de realizar investimentos em equipamentos importantes cujo período de vida se aproxima do fim e há que proceder à sua substituição, de que são exemplos os aceleradores lineares para tratamentos oncológicos.”

O cabeça de lista da CDU comentou que no balanço da opção da reversão da PPP “não foi pouco importante a correcção da situação de discriminação em que se encontravam os profissionais deste hospital em matéria de horário de trabalho, salários e de carreiras, comparativamente com trabalhadores dos outros hospitais”.

Por seu lado, Carlos Almeida afirmou que “está identificada a necessidade de expansão das instalações do Hospital, que deveria ser devidamente considerada pelo Governo. O Hospital, e bem, tem recorrido ao aluguer de salas cirúrgicas noutras instituições para poder aumentar a sua capacidade de resposta. Ora, isto demonstra que é necessário construir novas instalações. Há que avançar neste sentido”. Entretanto, acrescentou que “ainda se mantém uma polémica PPP na gestão do edifício e do estacionamento que merece ser avaliada devidamente. Há reclamações sobre os preços de aparcamento pago por funcionários e utentes”.

A CDU finalizou que “o que impede o Hospital de Braga de prestar um melhor serviço às populações é o resultado das políticas de direita, que o PS não quis inverter e não deixou de concretizar. Faltam médicos, enfermeiros, auxiliares. Os actuais profissionais de saúde não vêm as suas carreiras devidamente dignificadas. Faltam meios técnicos e faltam condições para internalizar mais serviços”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS