Sexta-feira, Maio 7, 2021
11.7 C
Braga
InícioBragaCDS atribuiu voto de louvor ao ACES Braga e profissionais de apoio...

CDS atribuiu voto de louvor ao ACES Braga e profissionais de apoio ao Centro de Vacinação

Céu Ameixinha

O Grupo da Bancada do CDS-PP, ao abrigo do art.º 36º do Regimento da Assembleia Municipal de Braga, apresentou um voto de louvor a toda a equipa do Agrupamento de Centro de Saúdo ACES Cávado I – Braga e profissionais de apoio ao Centro de Vacinação.

“Pela sua dimensão e impacto global na saúde dos portugueses, o plano de vacinação contra a Covid-19 é um desafio sem precedentes que exige de todos uma enorme capacidade de organização e mobilização dos recursos e competências de forma a levar a bom porto esta demanda. Este plano foi muito aguardado, está no terreno e significa por si só a esperança em dias melhores. A preparação para colocar os centros de vacinação em funcionamento em tempo útil foi árdua e só possível graças à incansável dedicação de várias estruturas locais. A primeira fase foi assente na vacinação de todos os idosos e profissionais dos lares de terceira idade. Uma fase superada com sucesso devido ao extremo profissionalismo de todos os envolvidos. A equipa do ACES Braga colocou sempre em primeiríssimo lugar a segurança dos seus utentes permitindo, assim, uma maior confiança por parte da comunidade vacinada”, sublinha o CDS-PP.

Concluída a primeira fase e com o centro de vacinação em pleno funcionamento, “a boa gestão e coabitação entre as equipas do ACES e do Município surtiu na viabilização de um processo de vacinação que se tem mostrado cada vez mais bem conseguido e organizado”. “As estruturas locais e profissionais do ACES têm estado de forma incansável na linha da frente desde o início de todo este procedimento. A equipa instalada no Altice Forum Braga tem demonstrado uma enorme e imbatível vontade de serviço público”, acrescenta.

O CDS-PP ressalva “a exigência que todo este processo abarca, sendo possível de alavancar graças ao apoio das estruturas de suporte e aos recursos humanos responsáveis e dedicados de que o ACES Braga dispõe”. “É um trabalho de muita partilha e colaboração comunitária, obrigando à responsabilidade de todos. Evidenciamos também o apoio das Juntas de Freguesia, cruciais no bom desenrolar do sistema de vacinação, tendo-se mostrado incansáveis nos contactos com a população idosa para que ninguém fique de fora. O envolvimento da comunidade em geral tem sido determinante para que tudo se desenrole da melhor forma. O planeamento antecipado e a comunicação livre do ACES com as variadas organizações envolvidas têm simplificado a fluidez do processo. Esta boa gestão só é concretizável porque existe motivação e proximidade com os profissionais de saúde que estão no terreno. Se no concelho a taxa de recusa da vacinação ronda os 2% deve-se ao trabalho de informar e acompanhar o utente em todo o processo”, afirma o partido centrista.

De acordo com as estatísticas, até ao dia 28 de abril, no concelho de Braga, o total de vacinas realizadas corresponde a 41.563. Mais especificamente, o total de 21.989 inoculações no que se refere à primeira dose e o total de 9787 inoculações com a vacinação completa.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS