Domingo, Outubro 2, 2022
18.4 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosCasa de Saúde S. José em Barcelos vai receber utentes de autismo

Casa de Saúde S. José em Barcelos vai receber utentes de autismo

© Instituto São João de Deus

A Casa de Saúde S. José, em Areias de Vilar, Barcelos, vai acolher utentes portadores de autismo nas futuras instalações do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e Lar Residencial.

A Casa de Saúde S. José, enquanto centro assistencial do Instituto S. João de Deus, “está atenta às necessidades da sociedade nas esferas social e saúde”. É neste contexto que a instituição se encontra a estruturar uma nova unidade orgânica, integrativa e neurodesenvolvimental para a população adulta com autismo, proporcionando-lhe os recursos para a sua autonomização, inversão da exclusão social, integração em ambiente de trabalho protegido e um suporte fulcral para as famílias.

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão é uma resposta social de base comunitária, com capacidade para 60 utentes, centrada nos desafios da promoção da autonomia, da vida independente, da qualidade de vida, da valorização pessoal, profissional e da inclusão social, em concretização dos princípios e valores preconizados nos instrumentos legais nacionais e internacionais que enquadram os direitos das pessoas com deficiência.

Os programas adotados pretendem também proporcionar a transição para programas de inclusão socioprofissional ou para medidas de reabilitação profissional, com base na individualidade da pessoa com deficiência, como sujeito de direitos, titular de uma cidadania plena e que deve ser capacitada e estimulada a fazer as suas escolhas, em igualdade de oportunidades.

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão é um equipamento destinado a desenvolver atividades ocupacionais para pessoas com deficiência, visando a promoção da sua qualidade de vida, possibilitando um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades e que se constituam como um meio de capacitação para a inclusão, em função das respetivas necessidades, capacidades e nível de funcionalidade.

Estão abertas as pré-inscrições para estas valências, pelo que deverá aguardar o contacto da instituição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS