Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeCasa das Marinhas em Esposende procurada por estudantes e investigadores

Casa das Marinhas em Esposende procurada por estudantes e investigadores

© CM Esposende

A Casa das Marinhas, em Esposende, continua a ser alvo de investigação e fonte de conhecimento. Recentemente foi visitada por alunos de Arquitetura, das universidades do Porto e Portucalense.

Os alunos de uma turma da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, acompanhados pelos professores Sérgio Fernandez e Ana Alves Costa estiveram recentemente em vista à Casa das Marinhas, procurando colher elementos complementares aos seus estudos.

Resultante do protocolo de colaboração que a Câmara Municipal de Esposende tem com a Universidade Portucalense, os alunos de uma turma do curso de Arquitetura que se encontram a desenvolver estudos sobre a Casa das Marinhas deslocou-se à casa-museu, acompanhados pelos professores Gilberto Carlos e Mónica Alcindor.

Estes alunos estão a aprofundar estudos sobre o fenómeno do movimento Modernista na arquitetura, procurando o contacto com alguns dos valores mais significativos desse movimento, tais como a casa das Marinhas ou a casa de Ofir, da autoria do arquiteto Fernando Távora.

A casa das Marinhas é da autoria do arquiteto Viana de Lima, natural de Esposende e que se formou na escola de Belas Artes do Porto, entre 1929 e 1941. Viana de Lima colaborou com vários arquitetos, entre os quais o arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer, galardoado com o prémio Pritzker.

As visitas à Casa das Marinhas pretendem consciencializar a classe estudantil e a população em geral, informando sobre as obras existentes no concelho e que pertencem ao património Modernista, sendo a Casa das Marinhas um desses edifícios de referência na História da arquitetura portuguesa.

Saliente-se que a Casa das Marinhas está, também, a colaborar com as escolas do concelho para sensibilizar os estudantes esposendenses sobre os valores arquitetónicos existentes no concelho.

A Casa das Marinhas pode ser visitada mediante marcação prévia, através do email [email protected] ou do telefone 253 960 000.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS