Terça-feira, Maio 21, 2024
11.7 C
Braga
RegiãoCapital da Cultura do Eixo Atlântico arranca a 23 de fevereiro em...

Capital da Cultura do Eixo Atlântico arranca a 23 de fevereiro em Lugo

© Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

A Capital da Cultura é um programa que o Eixo Atlântico desenvolve há 14 anos com uma ampla participação dos cidadãos. O evento promove a criação e o acesso ao consumo da cultura produzida pelos criadores e artistas, tanto da Galiza como do norte de Portugal.

A cidade de Lugo recebe o testemunho de Braga, cidade que foi Capital da Cultura em 2021. Ambas partilham um passado comum já que foram epicentro da expansão da cultura de Roma. Como vestígio daquela época, atualmente as duas cidades do Eixo Atlântico celebram duas festas que comemoram as suas origens: Braga Romana e Arde Lucus.

Inauguração da VII edição

A VII Capital da Cultura em Lugo vai ser inaugurada no dia 23 de fevereiro, pelas 19:30 locais, com as atuações do lucense Abraham Cupeiro e da Orquestra Filarmónica de Braga, no Auditório Gustavo Freire.

A programação continuará até novembro com eventos em todas as disciplinas artísticas desde mostras de teatro, cinema, concertos, festivais de arte urbana, exposições, atividades infantis e eventos gastronómicos, entre os quais o Arde Lvcvs Cultural, o Festival Internacional de Jazz e o Caudal Fest.

O primeiro evento da Capital da Cultura será a “Feira gastronómica -Sabores do Eixo” nos dias 25 e 26 de fevereiro na Praza de Abastos. Além disso, durante os meses de julho e agosto, poderá ser visitada a “Exposição Retrospetiva da Bienal de pintura do Eixo Atlântico” no Museu Interativo do Museu de Lugo.

O programa completo está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES