Domingo, Agosto 7, 2022
24.8 C
Braga
InícioCulturaCandidaturas abertas para a XXVII edição do Grande Prémio de Literatura dst

Candidaturas abertas para a XXVII edição do Grande Prémio de Literatura dst

DR

O dstgroup acabou de anunciar o lançamento da XXVII edição do Grande Prémio de Literatura dst, que este ano é dedicado à poesia e com um prémio que ascende a 15 mil euros. As candidaturas e as inscrições estão abertas até ao dia 1 de março, podendo o regulamento ser consultado aqui.

A empresa recorda que se trata de um prémio com 27 anos de história ao qual já afetou mais de 300 mil euros e analisou mais de 1200 obras.

“Este prémio incentiva a criatividade e todo um setor cultural em dificuldade, que necessita de incentivos, expressão e visibilidade, para que todos nós possamos beber desse imenso conhecimento e crescermos como Seres Humanos”, afirma José Teixeira, presidente do dstgroup, sublinhando que “além disso acreditamos que estrategicamente o contributo das artes é uma das maiores frações para a construção de uma empresa, de uma cidade e de um país mais justo e competitivo.”

O Grande Prémio de Literatura dst celebra as obras e os autores com uma voz forte e com algo a dizer no campo da literatura, tendo já distinguido nomes como Sebastião Alba, Francisco Duarte Mangas, José Leon Machado, Vergílio Alberto Vieira, Manuel Gusmão, Lídia Jorge, Fernando Guimarães, entre outros.

Nos últimos anos o número médio de participações aumentou significativamente com mais de 150 em 2020 e mais de 130 concorrentes em 2021, o que traduz o crescente desenvolvimento da literatura e de novos autores.

Em janeiro de 2019, o dstgroup lançou uma versão deste prémio destinada ao mercado angolano, o Prémio de Literatura dstangola/Camões, em parceria com o Instituto Camões, que visa distinguir trabalhos de poesia e prosa de escritores angolanos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS