PolíticaAutárquicasCandidato do PS à Câmara de Famalicão sugere plano de reflorestação

Candidato do PS à Câmara de Famalicão sugere plano de reflorestação

Eduardo Oliveira propõe “Futuro Verde” para Vila Nova de Famalicão.

© PS

Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, quer um “Futuro Verde” construído com “responsabilidade, ação concreta e envolvimento da comunidade”.

“Preservar os nossos recursos naturais, proteger a biodiversidade e agir hoje para garantir o amanhã é uma urgência que deve guiar todas as decisões políticas”, afirma o candidato.

“Queremos que Vila Nova de Famalicão ganhe um novo significado ambiental: o de um compromisso inabalável com o futuro, com as nossas florestas, os nossos oceanos e cada forma de vida que partilha connosco este território”, acrescenta.

A “agenda verde” da candidatura “A Mudança” de Eduardo Oliveira inclui “medidas concretas e alinhadas com os desafios ambientais que Vila Nova de Famalicão e o próprio país enfrentam atualmente”. O candidato socialista defende “a urgência de passar das intenções à ação cm uma intervenção estruturada que comece pela reflorestação ativa do concelho”. “Neste ponto, a plantação contínua de árvores autóctones, mais resilientes e adaptadas ao clima local, será uma medida estrutural para travar os efeitos das alterações climáticas e recuperar o equilíbrio dos ecossistemas naturais”, explica.

“Outro eixo prioritário é o reforço da prevenção de incêndios, com ações sistemáticas de sensibilização junto da população, a promoção da limpeza de terrenos e uma fiscalização mais eficaz e rigorosa. Num momento crítico, marcado por uma vaga de fogos que tem devastado várias regiões do país e reforçado a vulnerabilidade dos ecossistemas, o candidato salienta a necessidade de uma abordagem dupla: responsabilizar os proprietários pelo cumprimento das obrigações legais, mas também apoiá-los e incentivá-los na adoção de práticas de gestão sustentável do solo. Só com corresponsabilidade, prevenção ativa e apoio concreto será possível travar esta ameaça recorrente ao território e à vida das comunidades”, reforça Eduardo Oliveira.

“Adicionalmente, será promovido o envolvimento ativo da comunidade em ações de limpeza de ruas, parques e espaços verdes. Para Eduardo Oliveira, a proteção ambiental começa nos pequenos gestos e exige o contributo de todos – cidadãos, escolas, associações e instituições – na construção de um território mais limpo, mais verde e mais resiliente”, acrescenta.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES