Entre os dias 29 de maio e 1 de junho, a Câmara vai realizar a primeira edição do Têpluquê – Festival da Palavra de Braga. Pensado para toda a família, a iniciativa propõe uma viagem pela imaginação guiada pela palavra, tendo como objetivo despertar o imaginário literário através da ligação do universo da literatura infanto-juvenil a outras disciplinas lúdicas e/ou artísticas.
O festival traz exposições de ilustração, conversas com escritores, horas do conto, intervenções performativas e espetáculos. Todas as atividades são de acesso livre, e nenhuma requer inscrição prévia; a admissão será feita por ordem de chegada e até ao limite de lotação dos espaços em que decorrerão.
O público será convocado não apenas como espetador, mas sim como parte ativa no processo coletivo de imaginação que se pretende provocar a partir do universo da palavra e da literatura em geral e do poder fortemente imagético da literatura infanto-juvenil em particular.
A palavra de ordem será a de brincar com as palavras – com todas as palavras, grandes e pequenas, vistas e ouvidas, gritadas e sussurradas ao ouvido, cantadas e declamadas, verdadeiras e inventadas, certas ou trocadas.
Próximas datas do TÊPLUQUÊ: 25 de julho; 22 de agosto; 12 de setembro; 24 de outubro; 21 de novembro e 5 de dezembro.
O programa completo desta 1ª edição pode ser consultado aqui.