Sábado, Julho 31, 2021
16.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeCâmara de Esposende assinala Dia Mundial do Cancro

Câmara de Esposende assinala Dia Mundial do Cancro

DR

No âmbito do protocolo estabelecido com a Liga Portuguesa contra o Cancro e assinalando-se hoje o Dia Mundial do Cancro, o Município de Esposende associou-se, uma vez mais, a esta efeméride, sensibilizando para a prevenção e combate à doença.

Nos últimos dois anos, a campanha do Dia Mundial do Cancro desafiou a assumir compromissos para reduzir o impacto do cancro sob o lema “Eu Sou e Eu Vou”. Em 2021, o objetivo é transformar o pensamento em ação, sobretudo no atual contexto de pandemia.

Para o efeito, a Liga Portuguesa contra o Cancro disponibiliza conteúdos e desafios para diferentes públicos. Uma das ações é um desafio a todos quantos se queiram unir por um futuro mais saudável e, dessa forma, serem encorajados, ao longo de 21 dias, a realizar pequenas, mas significativas ações. Assim, através de um email diário, serão inspirados a aprender sobre o cancro, os fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento; a refletir sobre como abordar o tema com outras pessoas e apoiar uma pessoa com cancro; e a melhorar a sua saúde. A adesão a esta iniciativa é feita online em https://www.ligacontracancro.pt/eu-sou-lpcc-e-vou-inspirar-mudanca/.

Considerando que os doentes oncológicos têm, não raras vezes, no seu núcleo familiar crianças pequenas, em idade pré-escolar ou nos primeiros anos de escolaridade e que esta situação acarreta preocupações e cuidados acrescidos, difíceis de conciliar com as exigências de um tratamento muitas vezes longo, agressivo e com sequelas físicas e emocionais visíveis, a Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza um audiolivro infantil, intitulado “Os superpoderes da Júlia”, que partilha a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor. O audiolivro está disponível em:https://www.ligacontracancro.pt/www/ospoderesdajulia/livro/.

No âmbito do protocolo estabelecido com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Município de Esposende desenvolve há vários anos diversas ações de literacia em saúde, com o objetivo de consciencializar para esta problemática, especialmente junto das crianças e jovens em idades escolar, colabora na realização de rastreios, com vista à deteção de precoce, e assegura a realização de consultas de psico-oncologia, nomeadamente no apoio psicológico a doentes e seus familiares.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS