Braga volta a honrar Nossa Senhora da Torre com uma majestosa procissão de velas que irá percorrer as ruas do centro histórico.
Organizado pela Irmandade de Nossa Senhora da Torre com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, o cortejo religioso irá decorrer no dia 31 de outubro, a partir das 21:30.
Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, marcou presença na conferência de imprensa que decorreu esta manhã, afirmando que esta procissão foi reativada há dois anos.
“Esta procissão existiu há muitos anos e esteve 80 anos sem se realizar. Temos aqui um jovem amante de Nossa Senhora da Torre, um homem de fé, que pôs as mãos ao caminho e pediu à nossa União de Freguesias se podíamos ajudar e nós estamos aqui precisamente para ajudar e, acima de tudo, a perpetuar um bocadinho da memória do passado porque isto, no fundo, é buscar ao passado e trazer para o presente. Então, no dia 31 de outubro, vamos ter novamente esta procissão e lanço o desafio a todos os bracarenses para estarem presentes”, referiu o autarca.
Nuno Costa, presidente da Irmandade de Nossa Senhora da Torre, explicou que esta iniciativa pretende ser um momento de fé para pedir proteção à cidade e aos seus habitantes, apelando ainda à população para participar na procissão.
“Realizaremos uma procissão de velas que sairá do Oratório de Nossa Senhora da Torre e irá percorrer algumas ruas do centro da cidade, recolhendo na Catedral. Será um grande momento de fé e recolhimento, tal como nos outros anos foi, onde convidamos toda a comunidade bracarense a juntar-se a nós para rezar e pedir proteção à nossa Padroeira. No dia 1 de novembro, pelas 11:30, celebraremos uma Missa Solene na Sé onde, no final, a imagem de Nossa Senhora da Torre sairá em direção a sua casa, à Torre Medieval de Santiago. Gostaria de apelar a toda a comunidade bracarense para que participe neste momento de fé e oração e que juntos possamos pedir a Nossa Senhora da Torre que continue a proteger a nossa cidade, os habitantes, abençoando-nos com saúde, paz e prosperidade”, disse o presidente.
A imagem de Nossa Senhora da Torre sairá frente ao Oratório de Nossa Senhora da Torre, situado no Largo de São Paulo. A comunidade está convidada a participar nesta iniciativa, assim como fazer parte da Irmandade de Nossa Senhora da Torre. Os interessados poderão fazer a inscrição através das redes sociais da Irmandade.
Percurso
- Saída Oratório Nossa Senhora da Torre (Largo de S.Paulo);
- Rua D. Gonçalo Pereira;
- Rua D. Afonso Henriques;
- Rua Francisco Sanches;
- Rua do Souto;
- Rua D. Diogo de Sousa;
- Recolhe na Sé com oração e benção com Santíssimo.
História da Irmandade de Nossa Senhora da Torre
A Irmandade de Nossa Senhora da Torre foi fundada em 1765, dando corpo a uma grande devoção que se instaurou na cidade de Braga. O povo agradeceu a Nossa Senhora o facto de Braga ter ficado ilesa às consequências do terramoto de 1755. A partir desse momento, todos anos se festejava o dia de Nossa Senhora da Torre no primeiro domingo do mês de maio e no dia 1 de novembro realizava-se uma majestosa procissão de velas em volta das muralhas da cidade, pedindo à Santíssima Virgem que continuasse a proteger a urbe e os seus habitantes. A Irmandade voltou a ser reativada por Nuno Costa e a procissão voltou a sair às ruas da cidade de Braga. A imagem de Nossa Senhora da Torre pode ser visitada no seu local de devoção, através do Museu Pio XII.