Quarta-feira, Abril 23, 2025
16.2 C
Braga
ReportagemBraga: "Valentes" de Cabreiros cumprem tradição com Puxada do Guião

Braga: “Valentes” de Cabreiros cumprem tradição com Puxada do Guião

Tradição consiste em medir as forças de quem consegue levantar e suportar o peso do guião para transportá-lo na Procissão do Senhor dos Passos.

© Angélica Antunes

A freguesia de Cabreiros, em Braga, voltou a cumprir a “Puxada do Guião”. A tradição, que decorreu esta quinta-feira à noite, tem já 300 anos e consiste em medir as forças de quem consegue levantar e suportar o peso do guião para transportá-lo na Procissão do Senhor dos Passos.

Francisco Cruz, juiz presidente da Confraria do Senhor dos Passos de Cabreiros, explicou que no domingo, a Procissão em honra do Senhor dos Passos abre com três bandeiras, mas a Confraria tem que escolher as pessoas mais fortes para as transportar.

© Angélica Antunes

“A procissão abre com o cuco, que é uma pessoa que leva a trombeta, e depois é que sai o guião grande, um outro guião pequeno e a bandeira do Senhor dos Passos. Temos de escolher os mais fortes, mas não vamos dizer os nomes dos homens porque eles todos aqui na freguesia são fortes e os que melhor puxarem hoje são os que vão no domingo. Quem puxar mais vezes o guião, a Confraria vai convidá-los para irem na procissão”, disse.

O juiz presidente contou ainda que “no passado só podiam comparecer homens na iniciativa para assistir à Puxada do Guião, mas hoje já podem vir mulheres e crianças”.

Por seu turno, Carlos Rocha, secretário da Confraria do Senhor dos Passos de Cabreiros, falou que Procissão do Silêncio, que irá decorrer no sábado, é “das celebrações mais bonitas” da programação do Senhor dos Passos em Cabreiros e deixou o convite à população de outros freguesias e concelhos para participar neste cortejo comovente.

“Nós consideramos que é uma procissão muito bonita, talvez o ponto alto da celebração dos Passos. A procissão começa por volta das 21:30, sai da Capela, vai ao Cruzeiro lá em baixo e termina na Igreja, só com o andor do Senhor dos Passos. No domingo, o Senhor dos Passos sai da Igreja e o andor de Nossa Senhora sai daqui da Capela. Depois há o Encontro que nós chamamos o Sermão do Encontro, que é quando Nossa Senhora encontra Jesus Cristo, e depois a procissão prossegue pela rua abaixo. No domingo temos bastante gente de fora que vem ver a procissão, mas eu apelava que viessem no sábado à noite porque a procissão é de facto magnífica”, convidou Carlos Rocha.

© Angélica Antunes

O guião é composto por uma vara de madeira de grande dimensão, onde na extremidade superior está pendurada uma estrutura metálica pesada, onde pende um pano roxo em forma de bandeira. A procissão do Senhor dos Passos irá realizar-se no domingo, às 15:30, e contará com o Sermão do Pretório na Igreja e o Sermão do Encontro na Capela.

A reportagem teve o apoio à produção:

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES