Sábado, Março 22, 2025
10.6 C
Braga
BragaBraga vai refletir e debater sobre as “Voltas da Macada”

Braga vai refletir e debater sobre as “Voltas da Macada”

Iniciativa será integrada nos “Encontros com o Património” e irá decorrer no dia 12 de setembro. Entrada livre.

DR

No próximo dia 12 de setembro, pelas 17:30, irá decorrer mais uma iniciativa da série “Encontros com o Património”, nas ‘Voltas de Macada’, localizadas no limite entre Vimieiro e Priscos, em Braga.

Esta iniciativa é promovida pela Fundação Bracara Augusta em colaboração com a Câmara Municipal de Braga, a União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, e a freguesia de Priscos.

O evento tem como objetivo “fomentar a reflexão, divulgação e debate sobre o património cultural do Município de Braga, aproximando a investigação da produção de conhecimento e abordando as diversas implicações culturais e históricas da região”. A iniciativa enquadra-se ainda nas Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que visa sensibilizar para a importância da preservação do património.

A sessão será marcada pela apresentação da proposta de classificação das ‘Voltas de Macada’ como monumento de interesse municipal. Este trecho da antiga Estrada Real, pavimentado pelo sistema Macadam, é um testemunho da engenharia de infraestruturas rodoviárias do século XIX, durante o período do liberalismo monárquico. O topónimo “Macada” deriva do método de construção atribuído ao britânico John Loudon Mac-Adam, pioneiro na pavimentação moderna de estradas.

O orador principal será Miguel Bandeira, responsável pela investigação histórica e presidente da Fundação Bracara Augusta. O evento contará ainda com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Olga Pereira, vereadora da Mobilidade.

O ponto de encontro para esta iniciativa, que incluirá também uma visita ao local, será no cruzamento da Avenida Sra. dos Bons Caminhos com a Rua Antigas ‘Voltas de Macada’, em frente ao Bar Morango.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES