Segunda-feira, Maio 17, 2021
10.6 C
Braga
InícioBragaBraga vai ganhar novo parque de lazer na freguesia de Real

Braga vai ganhar novo parque de lazer na freguesia de Real

Braga TV

Vai nascer um parque de lazer numa zona verde da Rua Parque do Norte, na freguesia de Real, em Braga, que irá ligar-se à Quinta Pedagógica através de uma ponte metálica sobre  a ribeira de Castro.

O projeto foi anunciado por Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, proposta que se encontra ainda em fase de resolução.

Braga TV

O vereador afirmou que já decorreu uma reunião com os moradores daquela zona e que “houve um compromisso de que não se avançaria com nenhuma proposta para o espaço, sem fazer as reuniões que fossem necessárias com os moradores”.

Altino Bessa informou que a Quinta dos Lagos situa-se frente à Quinta Pedagógica e contém um espaço verde significativo que foi cedido no âmbito do projeto de urbanização ao domínio público. “Fizemos uma série de procedimentos para ver se havia capacidade para a realização desse projeto. No entanto, o espaço tem a manutenção dada pela Junta de Freguesia através da sua delegação de competência e a margem do rio foi toda limpa com a nossa intervenção através dos Sapadores Florestais”, sublinhou o vereador.

No projeto está previsto a criação de um parque de convívios com um parque infantil. Será colocado provisoriamente uma ponte metálica sobre a ribeira de Castro.

Braga TV

“Neste momento, pretendemos criar um parque nesse espaço verde para fazer convívios, juntamente com um parque infantil onde as famílias possam usufruir ainda mais da Quinta Pedagógica para visitar todos os animais. Estamos à espera da autorização para colocar a ponte metálica com o compromisso de mantermos o terreno limpo e que haja autorização para uma abertura da Quinta Pedagógica”, informou o vereador.

Segundo Altino Bessa, o novo parque não irá ter muitos equipamentos e todas as intervenções serão acompanhadas pela União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe. “A Junta tem estado a par das várias intenções e vamos apresentar o projeto que contará com poucos equipamentos, como foi combinado com os moradores. Vamos tentar fazer uma intervenção minimalista, sem grandes infraestruturas e que vá ao encontro com aquilo que é vontade dos próprios moradores”, finalizou.

Braga TV

Por sua vez, Francisco Silva, presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, referiu que os moradores já deram as suas sugestões e que antes do projeto avançar, seria “mais urgente a recuperação da ribeira de Castro”. “Sabemos que está a ser desenvolvido um projeto por parte da Câmara Municipal de Braga e os moradores já deram as suas sugestões e ideias. Estamos a aguardar pela apresentação desse mesmo projeto, mas o mais urgente é a recuperação da ribeira. Aquela zona tem tido a manutenção da Junta de Freguesia e para mim é uma delícia ver as famílias aos fins de semana a usufruírem daquele espaço. Posso até dizer que a maior atração daquela zona verde são os montes de terra onde as crianças se divertem”, disse o autarca.

Além da recuperação da ribeira, Francisco Silva salientou que quer manter a tranquilidade daquela zona, pretendendo a instalação de um percurso pedonal e ciclável ao longo da ribeira. “Não queremos ter o reverso da medalha e, por isso, queremos manter esta tranquilidade. Queremos a recuperação da ribeirinha com um trajeto pedonal e ciclável e que a entrada da Quinta Pedagógica seja mantida na entrada principal”, informou Francisco Silva.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS