Segunda-feira, Abril 15, 2024
17.6 C
Braga
AtualidadeBraga vai desenvolver ações de capacitação e formação dos profissionais do Turismo

Braga vai desenvolver ações de capacitação e formação dos profissionais do Turismo

© CM Braga

O Município de Braga celebrou hoje um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal, que prevê o desenvolvimento e implementação de um plano de capacitação aos profissionais do setor do Turismo do concelho.

“Formação +Próxima” é o nome do programa que se apresenta como uma medida para capacitar, massivamente, os colaboradores do setor do Turismo, de uma forma mais próxima e de acordo com as metodologias utilizadas ao longo do último ano, nomeadamente a formação digital e presencial, com conteúdos adaptados às necessidades de futuro, ao longo de todo o território nacional e adaptada à diversidade das empresas de turismo.

“Este tipo de iniciativas contribui muito para a forte dinâmica turística que o nosso país e a região em particular vem ostentando ao longo dos últimos anos. O Norte é atualmente a região liderante em termos de do crescimento da atratividade turística e muito desse resultado é fruto deste tipo de parcerias que nos ajudam a trabalhar melhor em conjunto”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a cerimónia de assinatura dos protocolos, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Esta sessão, que decorreu no âmbito da iniciativa “Governo +Próximo”, contou ainda com a presença de Luis Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte. Além de Braga, os municípios de Amares, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde e Vizela, formalizaram os respetivos acordos de cooperação, passando o distrito a contar agora com 13 municípios aderentes ao programa.

Capacitar as empresas na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills, são os objetivos deste programa desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.

O programa pretende descentralizar a formação em Turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. Este programa apresenta-se, ainda, como um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.

Plano de ação com diversas atividades a implementar já em 2023

No âmbito deste protocolo, o Município de Braga vai realizar diversas atividades a nos próximos meses, desenvolvidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Este plano de ação de formação revela-se de grande interesse para os profissionais de turismo do Concelho de Braga e representam uma mais-valia para a qualificação dos quadros internos do Município nessa área.

A articulação com os agentes do setor do Concelho será permanente para que esta iniciativa responda às necessidades do mercado.

Ações como “Welcome to Braga”; concepção de Itinerários Turísticos; formação em comunicação, cortesia e orientação para o cliente; a importância das soft skills em contexto laboral, passando pelas novas tendências da Gastronomia e Vinhos; “Sustentabilidade 1.0: Pensar Global, Agir Local” e formação em Atendimento Inclusivo, fazem parte do plano de ação no âmbito deste protocolo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES