Terça-feira, Julho 23, 2024
37.8 C
Braga
ReportagemBraga: União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves realizou 1.º Convívio na...

Braga: União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves realizou 1.º Convívio na Horta Comunitária

© Angélica Antunes

A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, realizou o 1.º Convívio na Horta Comunitária para unir as famílias que beneficiam deste espaço. A iniciativa proporcionou momentos de lazer, assim como um lanche a todas as pessoas que se associaram ao evento.

Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, regozijou-se por os utilizadores desta horta comunitária terem colhido bastantes legumes das suas plantações e por darem continuidade ao cultivo.

© Angélica Antunes

“Desde a inauguração da horta comunitária que não tivemos a oportunidade de fazer este tipo de convívio e este ano, como as pessoas já plantaram, semearam e colheram muitos legumes, achámos por bem juntar as pessoas neste convívio, como se de uma feira de colheitas se tratasse e foi isso que aconteceu. Hoje, juntámos aqui os concessionários dos talhões e fizemos este pequeno convívio para mostrar como está a nossa horta comunitária e também para as pessoas continuarem a ter gosto nos seus cultivos. Isso é o mais importante, saber que as pessoas que aderiram na altura aos talhões, mantêm o espaço aprazível e bem cultivado”, sustentou a autarca.

© Angélica Antunes

Fernando Campos, concessionário da Horta Comunitária, enalteceu a realização deste convívio, salientando que esta iniciativa possibilita partilhar experiências no cultivo e na colheita.

“O convívio é do melhor que pode haver para as pessoas se conhecerem, conviverem e poderem partilhar, porque às vezes até existem problemas na horta que a gente não sabe e se for partilhado nestes convívios, as pessoas acabam por resolverem certos problemas que existem. A nível de cultivo, podem tirar ideias para cultivar algum tipo de legume. Eu tenho alguma experiência e partilho com outras pessoas e o convívio serve para partilhar os nossos conhecimentos”, disse.

© Angélica Antunes

A Horta Comunitária de Ferreiros foi inaugurada em 2022 com 26 talhões onde os beneficiários podem fazer os seus cultivos gratuitamente. O Executivo desta União de Freguesias incentiva os utilizadores da horta a optarem pela agricultura biológica, evitando químicos e fertilizantes e a um controlo na poupança da água.

© Angélica Antunes

O 1.º Convívio na Horta Comunitária contou também com a presença de Gabriela Silva, secretária da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, Raúl Gomes, tesoureiro, Susana Gomes, vogal, e Nuno Gonçalves, vogal.

A Horta Comunitária situa-se na Rua Padre Francisco Marques, em Ferreiros, próxima da Escola da Naia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES