Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.6 C
Braga
ReportagemBraga: União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves alerta para a prevenção...

Braga: União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves alerta para a prevenção do cancro da mama

© Angélica Antunes

Para assinalar o Outubro Rosa, a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro da Delegação de Braga, promoveu duas palestras de Prevenção do Cancro da Mama. Esta ação de sensibilização pretendeu consciencializar as pessoas com o objetivo de informar para a importância da prevenção e deteção precoce da doença.

Mariana Vilaça, enfermeira e palestrante na Prevenção do Cancro da Mama, falou sobre a importância de consciencializar as mulheres, assim como os homens. “A palestra é uma pequena noção do que é o cancro e o impacto que tem na vida da mulher e no homem também. São explicados os fatores de risco, de forma a deixar as pessoas em alerta, e consciencializar para a importância da prevenção. O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha que surgiu há muitos anos nos Estados Unidos e que entretanto veio para Portugal com o objetivo de consciencializar as pessoas para a prevenção da doença”, disse a profissional de saúde.

© Angélica Antunes

Para Carla Ribeiro, psicóloga e diretora-clínica da Unidade de Psico-Oncologia da Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, esta ação de sensibilização “é de extrema importância”, referindo que a psicologia tem “um papel fundamental nos doentes”.

“Estamos no mês de sensibilização para o cancro da mama em que a Liga participa ativamente. Esta é mais uma iniciativa em que nós somos cada vez mais convidadas a intervir porque o nosso papel é, não só na prevenção do cancro, mas também no sentido de sensibilizarmos as pessoas para a importância do diagnóstico, e também do impacto da doença no doente, na família, nos cuidadores e nos próprios profissionais de saúde. Vimos aqui hoje em nome da Liga falar da dimensão do impacto psicológico e do impacto psico-emocional na doença nestes intervenientes todos”, explicou.

© Angélica Antunes

Já Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, falou sobre as estatísticas do cancro da mama na população e que, enquanto autarca, pretende ajudar a comunidade com estas palestras de prevenção.

“O que nos leva a promover estas palestras é na parte da sensibilização porque a sensibilização e prevenção começam em casa. Tendo nós uma comunidade de várias faixas etárias, é sempre importante darmos estas palestras até porque, pelas notícias que lemos e vemos, por ano há sete mil novos casos de cancro da mama com uma taxa de mortalidade de 1.800 pessoas e isso é assustador. Por isso, faz todo o sentido começarmos, enquanto entidades que estamos ao serviço da população, alertar para estas causas, porque quase todos os dias bate à porta de alguém e faz falta a prevenção. É neste sentido que tanto em Ferreiros como em Gondizalves temos tido muita adesão. Talvez haja alguma pessoa que esteja com esse problema e faz toda a diferença nós podermos ajudar a população nessa prevenção”, explicou Carolina Teixeira.

© Angélica Antunes

Zulmira Santos, doente oncológica e residente em Ferreiros, parabenizou a realização desta iniciativa, aconselhando as pessoas a fazerem a prevenção em casa para não agravar a doença. “Ainda estou a tomar quimioterapia oral e tenho consultas no hospital, onde os profissionais de saúde têm sido uns queridos. Os médicos são excelentes e acarinham-nos muito. Felizmente tive um marido que me acompanhou sempre e que nunca me deixou. Aconselho as pessoas para que tenham cuidado e que todos os dias, após tomarem banho, tenham precaução e analisem, e, caso sintam algo, vão logo ao médico”, aconselhou.

A palestra contou também com uma intervenção de Joana Silva, psicóloga da Liga Portuguesa Contra o Cancro da Delegação de Braga.

A iniciativa levada a cabo pela autarquia decorreu também na sede da Junta de Freguesia de Gondizalves, no dia 13 de outubro, com casa cheia. A palestra foi apresentada pela enfermeira Sofia Braga, com a presença de Carolina Teixeira.

© Carolina Teixeira

O cancro da mama é o cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro na mulher. Para mais informações ou apoio, contacte a Liga Portuguesa Contra o Cancro de Braga, situada na Rua de Santa Margarida, 2 A 1.º direito, em São Victor.

© Carolina Teixeira

Para ver a palestra da Prevenção Contra o Cancro da Mama, consulte a página da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES