Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioBragaBraga: União de Ferreiros e Gondizalves facilita votação dos eleitores com aplicação...

Braga: União de Ferreiros e Gondizalves facilita votação dos eleitores com aplicação digital

© União de Ferreiros e Gondizalves

A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, vai facilitar o processo de voto dos seus eleitores nas eleições legislativas do próximo domingo com a aplicação digital “ondevoto.pt”, desenvolvida pela empresa bracarense BSB.

Para evitar filas e aglomerados numa altura em que o país atravessa o pico da pandemia, os eleitores poderão saber antecipadamente o local de voto, assim como o número da mesa e a linha onde se encontra o nome no caderno eleitoral.

Esta ferramenta servirá também para as equipas das mesas identificarem rapidamente o nome do votante nos cadernos eleitorais.

Para Carlonia Teixeira, presidente de Ferreiros e Gondizalves, esta inovação vai permitir “facilitar todo o processo eleitoral” dos eleitores desta união mas também de todos os envolventes que se encontram nas mesas de voto.

“Esta nova aplicação vai facilitar todo o processo eleitoral e acelerar o voto dos nossos eleitores. A ferramenta vai evitar aglomerados e permitir votar com mais segurança, nesta altura em que o país encontra-se com muitos contágios de Covid-19. Também iremos ter pessoas que irão estar a acompanhar o ato eleitoral com equipamentos à entrada para entregar senhas aos eleitores para uma melhor orientação”, informou a presidente.

De acordo com Manuel Crispim, da BSB, o site já se encontra disponível e a sua utilização é simples. “Através do site e aplicação ‘ondevoto.pt’ só precisa inserir o número de identificação civil para obter as informação e evita o tempo de espera que um membro da mesa de voto leva para encontrar os nomes no meio de tantas folhas de papel do caderno eleitoral. São minutos que o eleitor poupa mas, mais importante do que isso, é uma forma de todos evitarmos aglomerados”, disse.

Os eleitores já podem aceder à informação, uma vez que o site “ondevoto.pt” já se contra disponível.

Recorde-se que esta ideia foi lançada por Luís Pedroso, presidente de Maximinos, Sé e Cividade, para criar o site e aplicação para facilitar o processo de voto.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS