Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioReportagemBraga: União de Maximinos, Sé e Cividade dispõe ferramenta para facilitar votação...

Braga: União de Maximinos, Sé e Cividade dispõe ferramenta para facilitar votação eleitoral

© Sandra Antunes

A União de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga, apresentou esta quinta-feira uma ferramenta tecnológica para facilitar o processo de votação para as eleições legislativas do próximo domingo.

Ao aceder ao site “ondevoto.pt”, os eleitores de Braga poderão saber antecipadamente o local de voto, assim como o número da mesa e a linha onde se encontra o nome no caderno eleitoral.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, lançou o desafio à empresa BSB, que desenvolveu a ideia com a criação do site e da aplicação para facilitar o processo de voto aos eleitores. 

“Nas eleições para a Presidência da República surgiu esta ideia e lancei o desafio à empresa ‘BSB | Smart & Bright Ideas’ para criar uma aplicação e simplificar antecipadamente o processo na votação. Nestas eleições legislativas, pela primeira vez, vamos ter estes equipamentos onde teremos à entrada uma tenda em Maximinos, outra na Sé e na Cividade, onde as pessoas, ao fornecer o número do Cartão de Cidadão, será entregue uma senha com a informação da mesa, da linha e o nome na página do caderno eleitoral. Com estes novos equipamentos vamos evitar as grandes filas para evitar novos contágios, uma vez que os infetados poderão ir votar no próximo domingo”, disse Luís Pedroso.

Para Manuel Crispim, da empresa BSB, este site e aplicação vai aceder toda a informação necessária para facilitar o voto de cada eleitor. “Esta criação foi uma forma de ajudar todos os envolventes no ato das eleições, seja eleitores que votam, seja quem está nas mesas de voto. A aplicação tira uma senha com a informação correta e através do site ‘ondevoto.pt’ pode aceder a essa informação em todo o concelho de Braga. Quem não souber o local para votar, através dos aparelhos pode aceder à informação para dirigir-se ao local correto e exercer o direito ao voto”, afirmou.

O site “ondevoto.pt” já se encontra disponível e ao serviço de qualquer eleitor do concelho de Braga. O site é de utilização simples e só necessita inserir o número de identificação civil. A ideia inovadora permite evitar aglomerados nesta fase sensível da pandemia.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS