Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioBragaBraga: São Victor inaugura exposição "Bordar com Amor" no Dia da Mulher

Braga: São Victor inaugura exposição “Bordar com Amor” no Dia da Mulher

© Junta de São Victor

A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher, inaugurou esta terça-feira a exposição “Bordar com Amor”, como mostra do resultado do Curso de Bordados Tradicionais.

Este curso, sob a orientação da Monitora Palmira Leite, funciona nas instalações da Junta de Freguesia às terças e quintas-feiras, entre as 21:00 e as 22:30, havendo uma segunda turma a funcionar à quarta-feira de tarde. Esta exposição surge do resultado dos muitos trabalhos que foram realizados ao longo dos últimos anos, pelas formandas do curso.

No ato inaugural, o presidente da Junta de Freguesia de São Victor, Ricardo Silva, regozijou-se com a continuidade deste curso, que tem lugar nas instalações da junta há cerca de 20  anos, como garante de uma identidade e enraizamento cultural, perpetuada pelas gerações e para conhecimento das comunidades migrantes que procuram Portugal como destino. Ricardo Silva aludiu o facto de esta ser a primeira inauguração de um evento cultural depois de dois anos de atividade sem acesso ao público e agradeceu o empenho de todas as formandas que compuseram esta exposição, bem como reconheceu o trabalho perpetrado pela Prof. Palmira Leite na defesa e continuidade das tradições, ao longo de duas décadas de funcionamento do curso de bordados tradicionais.

© Junta de São Victor

“Além de ser uma atividade de lazer e de permanente boa disposição na defesa dos nossos costumes e tradições, este curso permite a aprendizagem e aplicação de bordados tradicionais de Braga (Vila Verde e Guimarães), de Viana do Castelo, Castelo Branco, Tibaldinho, Caldas, S.Miguel (Açores) e Madeira, bem como tapeçarias de Arraiolos e Ponto Cruz. Sendo um incremento nas atividades de proteção às artes e à cultura, este curso pretende ser, além de um momento de educação e aprendizagem, também, um espaço de salutar convívio e partilha de estados de alma”, referiu Ricardo Silva.

A inauguração da exposição foi acompanhada de um momento musical, interpretado pela Estudantina de Braga da Tuna Académica, que também tem a sua sede na Junta de Freguesia de São Victor e ensaia todas as terças-feiras à noite.

A Exposição “Bordar com Amor” decorre até dia 31 de março, no Espaço Galeria da Junta de São Victor, podendo ser visitada todos os dias úteis.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS