Sábado, Novembro 2, 2024
16.2 C
Braga
BragaBraga: São Victor distribuiu flores nos lares, centros de dia e unidades...

Braga: São Victor distribuiu flores nos lares, centros de dia e unidades de cuidados continuados

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

© Junta de Freguesia de São Victor

A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado a 1 de outubro, distribuiu flores pelas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros de Dia e Unidade de Cuidados Continuados, numa iniciativa de reconhecimento e homenagem a todos os seniores.

A autarquia local teve a possibilidade de contactar com 150 seniores, que residem e/ou usufruem das várias valências de apoio à terceira idade existentes na Freguesia, tendo distribuído a “Flor da Vida”, no Lar e Centro de Dia de Nossa Senhora da Misericórdia, situado em Santa Tecla, bem como no Centro de Dia “Casa do Areal” e na Unidade de Cuidados Continuados “O Povorello”.

Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, afirma que “estas iniciativas são de valor acrescentado, porque refletem a verdadeira riqueza de uma gestão de proximidade, bem como visam reforçar os laços entre a autarquia, os seniores e as estruturas de apoio à terceira idade”.

O tema deste ano alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa é «Envelhecer com Dignidade: A importância de reforçar os sistemas de cuidados e de apoio às pessoas idosas em todo o mundo».

À medida que as populações envelhecem, a procura de serviços de cuidados de saúde e de apoio social alargados tem aumentado substancialmente, em especial para os idosos com doenças como a demência.

Com a visita às estruturas sociais, a Junta de Freguesia de São Victor pretendeu destacar a “necessidade urgente de expandir as oportunidades de formação e educação em geriatria e gerontologia, abordar a escassez global de profissionais de cuidados e reconhecer as diversas contribuições dos prestadores de cuidados”.

A Junta de Freguesia de São Victor quis, ainda, promover “um fortalecimento na comunicação com as valências sociais, mas, sobretudo, proporcionar uma reflexão política sobre as unidades de apoio, sobre o acesso aos cuidados de saúde e o equilíbrio entre a longevidade da vida e o apoio do estado social”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES