Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
4.6 C
Braga
InícioBragaBraga: São Vicente e Agrupamento de Escolas Sá de Miranda debateram Direitos...

Braga: São Vicente e Agrupamento de Escolas Sá de Miranda debateram Direitos Humanos

© Freguesia de São Vicente

No dia 9 de dezembro, a Junta de São Vicente e o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda,  em Braga, realizaram a primeira iniciativa relacionada com a celebração do Dia Dos Direitos Humanos.

A conferência, sob o mote “Direitos Humanos – Num Mundo sem Fronteiras”, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do presidente da Associação Académica, Duarte Lopes, e da coordenadora da Juventude da Cruz Vermelha de Braga, Vera Lima. Foi um debate que contou com a presença de mais de cem alunos e iniciou-se com a leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos por parte dos alunos do 12.o ano de Ciência Política.

Daniel Pinto referiu que ”esta foi a primeira iniciativa relacionado com os Direitos Humanos, que pretendemos realizar durante o mês de dezembro e janeiro. Temos o compromisso de incentivar a comunidade vicentina a participar no debate cívico e sermos os primeiros a construir uma comunidade socialmente envolvida. Acreditamos que este percurso deve ser feito nas escolas e temos no Agrupamento de Escolas do Sá de Miranda um bom parceiro de excelência. Foi uma forma fantástica de começar, com imensos alunos a participarem e um painel de oradores de excelência”.

Por sua vez, a diretora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Antonieta Silva dirigiu “agradecimentos à Junta de Freguesia de São Vicente pela iniciativa, que se traduz numa excelente oportunidade proporcionada aos jovens de participarem em debates sobre as questões, sempre atuais e prementes, ligadas aos direitos humanos, cidadania e consciência social. Sendo estas temáticas trabalhadas em sala de aula em várias disciplinas, salientou o interesse pedagógico quando a reflexão sobre estes temas é feita em ambientes fora da sala de aula, com envolvimento de atores que intervêm diariamente na esfera política e social de Braga”.

A Junta de Freguesia de São Vicente vai celebrar o Dia Dos Direitos Humanos, dedicando um mês para debater juntos dos mais novos os desafios no século XXI. O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DHDH), em 1948. Foi implementado através da Resolução 423 (V) pela Assembleia Geral da ONU, a 4 de dezembro de 1950.

A programa contará ainda com a promoção de mensagens junto da comunidade Vicentina e vários espaços de diálogo junto das escolas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS