Sábado, Julho 20, 2024
20.6 C
Braga
ReportagemBraga: São Vicente disponibiliza material ortopédico à população

Braga: São Vicente disponibiliza material ortopédico à população

© Sandra Antunes

A freguesia de São Vicente, em Braga, disponibiliza material ortopédico para pessoas portadoras de incapacidade, deficiência ou que carecem temporariamente ou definitivamente deste apoio através do Banco de Ajudas Técnicas.

A medida é levada a cabo pela Junta de Freguesia de São Vicente, em parceria com o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAS) da Santa Casa da Misericórdia de Braga.

O Banco de Ajudas Técnicas conta com cerca de 28 diferentes tipos de equipamentos desde camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andarilhos. Todo o material será cedido gratuitamente.

O projeto teve um orçado de 33 mil euros e contou com o financiamento de 25 mil euros do Fundo Ambiental, tendo a Junta de Freguesia de São Vicente comparticipado com o restante montante. 

© Sandra Antunes

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu na manhã desta quinta-feira e contou com a presença de Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, António Pedro Lima, interlocutor do Serviço Atendimento Social (SAS) da Santa Casa da Misericórdia de Braga, e de João Medeiros, assessor nos Pelouros da Educação, Inovação e da Coesão Social do Município de Braga.

De acordo com Daniel Pinto, esta iniciativa pretende promover a reutilização de materiais numa lógica de sustentabilidade ambiental e rentabilização de recursos para potenciar a responsabilidade social dos cidadãos e das instituições do concelho, estimulando a participação ativa da comunidade.

“Temos uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Braga para dar resposta social à população de São Vicente. Quanto mais pessoas conseguirmos chegar, melhor, pois enquanto autarca, temos de dar esse contributo à nossa comunidade. A Junta de Freguesia fez uma candidatura ao Fundo Ambiental, num programa específico, que é o JUNTAr+, com uma dimensão social e uma lógica de sustentabilidade ,que é colocar à disponibilização da população ajudas técnicas com reutilização do material. Podemos receber aqui bens que as pessoas já não utilizam mais e fazemos essa reutilização desses materiais e colocá-los à disponibilização da comunidade”, referiu o autarca.

Para mais informações ou adquirir o material, poderá entrar em contacto com a Junta de Freguesia de São Vicente através do número 253 220 099, via e-mail [email protected] ou o SAS, através do 932 115 898 ou [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES