Segunda-feira, Maio 13, 2024
15.6 C
Braga
ReportagemBraga: São Vicente convida comunidade a visitar exposição de pintura na Junta...

Braga: São Vicente convida comunidade a visitar exposição de pintura na Junta de Freguesia

© Sandra Antunes

A Junta de Freguesia de São Vicente, em Braga, inaugurou, esta terça-feira, a exposição de pintura “Vida”, da autoria da artista Sara Conde. O Executivo da Junta deixa o convite à comunidade para visitar esta exposição que tem entrada livre.

Daniel Pinto, presidente da autarquia local, marcou presença na inauguração, onde agradeceu à artista por ter escolhido a Junta de Freguesia para dar a conhecer o seu trabalho.

Estamos gratos por ter escolhido a Junta de Freguesia para expor este trabalho. São telas muito bonitas. Estou a olhar para uma pintura e a pensar comprá-la. Da nossa parte, a Junta de Freguesia dispõe de um pelouro da cultura e é este o nosso trabalho enquanto autarquia que é promover a cultura em várias áreas”, disse o autarca.

© Sandra Antunes

Por seu turno, Sara Conde explicou que a exposição representa momentos da vida. “Algumas pinturas têm as histórias escritas e existem histórias mais próximas de mim ou mais afastadas. Não querendo ser sexista, a mulher tem um grande peso na sociedade e na vida em geral e que nem sempre continua a ser-lhe dado o devido valor que ela deveria de ter. As minhas influências têm muita a ver com Salvador Dali e Escher de quem gosto muito. Estão aqui 18 imagens, um conjunto de trabalhos de um tema que ainda não está fechada. Às vezes levam-me meses por terminar e outros começo e acabo logo. Muitos dos meus trabalhos estão marcados para venda. Agradeço a oportunidade por me terem aberto  portas para a minha exposição”, contou a artista.

Diogo Farinha, secretário da Junta de Freguesia e Tony Reis, vogal, também marcaram presença na inauguração da exposição de pintura. A exposição está patente até ao final do mês de outubro.

© Sandra Antunes

Exposição “Vida”

A vida é como um linha constituída por múltiplos pontos, momentos, que no seu conjunto caracterizam a nossa passagem pelo mundo. Da êxtase e euforia, à tristeza, ansiedade e incerteza, cada ponto representa um marco determinante no trilho da vida. Esta exposição tenta ilustrar momentos, com particular preocupação em retratar períodos críticos da vida da mulher. O conjunto de obras aqui reunidas, integram trabalhos de ilustração, com influências no surrealismo, figurativismo e expressionismo, desenvolvidos com recurso à pintura a tinta da china, a acrílico e ao trabalho com folha de ouro e de prata.

Autora

Sara Conde, nasceu a 22 de março de 1977, na cidade da Guarda. Licenciou-se em Ensino na variante de Educação Visual e Tecnológica, em 1999. Em 2010 concluiu o Mestrado em Educação, na área de formação Pessoal e Social, e em 2020 o Curso de Pós-graduado de Especialização em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Ao longo dos anos foi enriquecendo a sua formação artística através de formação profissional em diversas áreas, das quais se destacam: Técnicas de Vitral, Técnicas em Vidro Fusing e Termo formado, Rakú, Serigrafia aplicada à cerâmica, Pintura a Grisalha e Vitro fusão e Técnicas Básicas de Joalharia.

A sua atividade artística desenvolve-se a par da sua atividade docente. Do seu percurso artístico, constam diversas exposições individuais e algumas coletivas, bem como a participação em festivais e concursos artísticos. O trabalho que desenvolve abrange a cerâmica expansiva, a criação em fusão de vidro e a pintura recorrendo a técnicas mistas. As suas obras refletem influências artísticas de diferentes estilos, surrealismo, figurativismo e expressionismo, experiências, vivências e viagens.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES