Domingo, Setembro 19, 2021
18.2 C
Braga
InícioBragaBraga: Rui Dória quer “elevar São Victor para um novo patamar de...

Braga: Rui Dória quer “elevar São Victor para um novo patamar de desenvolvimento”

© Rui Dória

Rui Dória, candidato do Partido Socialista à presidência da Junta de São Victor, em Braga, apresentou a sua candidatura e o programa eleitoral, destacando que “quer gerir os destinos da freguesia para um novo patamar de desenvolvimento”.

O candidato socialista frisou que “há falta de investimento que permita desenvolver a freguesia quer socialmente, culturalmente e economicamente”. 

Tem responsáveis municipais que passaram 8 anos a prometer, a fazer capas de jornais e não cumprem. Não temos espaços verdes, não temos as Sete Fontes, não temos espaços de cidadania e cultura, não temos usufruto pelas coletividades, não temos o antigo edifício da escola Dr. Francisco Sanches, como não temos a Fábrica Confiança. Não temos acesso às Convertidas e não vemos salvaguardado o seu património”, criticou.

Rui Dória falou que o trânsito fica “cada vez mais caótico devido à falta de planeamento” da mobilidade. “O trânsito fica cada vez mais caótico, fruto da falta de visão e de planeamento de mobilidade, onde reinam pilaretes e tinta vermelha, que convivem com buracos e alterações guiadas pelo financiamento e não pela qualidade de vida dos residentes”, lamentou.

Na apresentação do programa, o candidato pretende “reforçar a proximidade da gestão autárquica” e que “se concretize a transferência de competências” do Município de Braga para a Junta de Freguesia para “garantir uma resposta mais ágil e efetiva às necessidades” dos cidadãos e empresas da freguesia. Com a delegação de competências, Rui Dória quer “criar um plano de reabilitação urbana e reorganizar a mobilidade no eixo Convertidas, Francisco Sanches e Fábrica Confiança até à Universidade do Minho”.

O candidato quer “implementar um programa de vigilância e limpeza comunitária” no Rio Este, reativar “a Unidade Local de Proteção Civil” e criar um programa “de combate ao isolamento social” sobretudo para os mais idosos. No eixo da cidadania e associativismo, o PS quer criar “um espaço multicultural e interassociativo no antigo edifício da escola Dr. Francisco Sanches, um conselho multidisciplinar para a inclusão social e no combate à violência doméstica”. Na cultura e desporto, Rui Dória pretende “reivindicar a gestão partilhada da Fábrica Confiança” e quer “desenvolver um programa de apoio às coletividades e associações” da freguesia. Rui Dória tenciona que “o Município de Braga transfira a responsabilidade da manutenção do Parque da Rodovia para a Junta de Freguesia” e quer “desenvolver uma plataforma digital” para interação entre os fregueses.

“Nós estamos aqui, hoje, porque sabemos que não tem de ser assim e temos uma vontade inabalável de trabalharmos para devolver a São Victor o brilho e a importância que tem pela sua história, centralidade, as suas instituições e coletividades e pelas suas gentes”, finalizou o candidato socialista.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS