Terça-feira, Outubro 26, 2021
13.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva quer potenciar parceira com Liga Portuguesa contra o Cancro

Braga: Ricardo Silva quer potenciar parceira com Liga Portuguesa contra o Cancro

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidato independente à Junta de S. Victor, esteve reunido com a Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o intuito de “estreitar laços de cooperação sobre questões de saúde”.

A responsável pela Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Fátima Soeiro, abordou o trabalho realizado pela instituição “numa matéria tão sensível como a do cancro”. Para a dirigente, “a delegação de Braga tem tentado responder a todas as solicitações, mas poderia incrementar o seu apoio à população se tivesse outro tipo de instalações”. Neste momento, a Delegação de Braga situa-se na Antiga Escola da Sé e usufrui de 3 gabinetes, que “se tornam escassos para o tipo de acompanhamento que se pretende fazer aos utentes”.

Segundo Fátima Soeiro, “os 71 utentes que atualmente estão a ser acompanhados podem usufruir de apoio social ao nível da medicação, da logística, da assistência familiar, do exercício físico e estímulo psicológico, através de uma equipa afeta à Liga Portuguesa Contra o Cancro, coadjuvada por voluntários”.

A delegação de Braga, pertencente ao Núcleo Regional do Norte, vai promovendo algumas iniciativas solidárias, tais como jantares solidários, a verbena sanjoanina, as feirinhas de Natal, o concerto musical e caminhadas, de forma a angariar verbas para conseguir responder às necessidades dos utentes.

Ricardo Silva subscreveu “as preocupações” de Fátima Soeiro e retomou a questão do Balcão Único Social, para “garantir um apoio estruturado às pessoas em situação de vulnerabilidade”. Segundo o candidato, “esta estrutura poderia albergar várias entidades sociais, dando resposta a vários níveis, desde acompanhamento à reinserção social”.

O candidato independeente, que se fez acompanhar por Fátima Leitão, sugeriu “estreitar os laços de atuação entre as instituições, reconhecendo o importante papel de apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro junto das pessoas que passam pela doença oncológica”.

Neste capítulo, Ricardo Silva referiu “a necessidade de se apostar ainda mais na informação e na sensibilização da comunidade para a adoção de comportamentos preventivos, estimulando hábitos de vida saudável”.

Para o candidato, a Junta de Freguesia de São Victor “deve continuar a alertar para a doença oncológica, evocando as temáticas do ‘Setembro Dourado’, do ‘Outubro Rosa’ ou do ‘Novembro Azul’ como forma de consciencializar que o cancro pode aparecer a qualquer pessoa e que hoje, mais do que nunca, é importante não haver tabus”.

Ricardo Silva também apontou “a necessidade de se reforçarem as linhas de ação e de intervenção nos elementos das famílias da pessoa com cancro, porque nestas circunstâncias todo o agregado acaba por ser afetado”.

O independente assumiu que “a Junta de Freguesia de São Victor vai continuar a ser um parceiro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, reforçando a atuação a vários níveis, desde o apoio logístico, financeiro e fomentando projetos pedagógicos nas escolas, ou ciclos de conferências e sessões informativas destinadas ao grande público”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS