Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva quer investir em ações de sensibilização e informação no...

Braga: Ricardo Silva quer investir em ações de sensibilização e informação no auxílio à saúde pública

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidato independente à Junta de São Victor, em Braga, reuniu com João Cruz, delegado responsável pela Unidade de Saúde Pública de Braga (USP), com o intuito de “perceber o estado da freguesia nesta época de Covid-19”, mas também para “aferir que outras preocupações estão na base da atuação da USP”.

O responsável pela USP traçou o panorama sobre a atuação da unidade em tempos de Covid-19 e atualizou os números da pandemia. João Cruz alertou, ainda, para “a necessidade das Juntas de Freguesia consciencializarem os cidadãos, sobretudo de nacionalidade estrangeira, para regularizarem a sua situação junto do Sistema Nacional de Saúde, a fim de facilitar o processo de vacinação, sobretudo contra a Covid-19”.

O médico de saúde pública referiu que, tendo em conta o foco de atuação no combate à Covid-19, “torna-se importante voltar a dar ênfase às doenças como a diabetes, a hipertensão, a tuberculose, entre outras e, neste campo, as Juntas de Freguesia também podem ter um importante papel”.

Assim, João Cruz lembrou o programa “Menos Sal na Sopa”, direcionado aos refeitórios dos estabelecimentos escolares, desafiando o candidato Ricardo Silva a emparceirar esta iniciativa, que visa reduzir a presença de sal na alimentação, treinando o gosto nos mais pequenos. “Também os lanches saudáveis e a necessidade de exercício físico, no combate à obesidade se tornam fulcrais numa questão de saúde pública”, reforçou.

Ricardo Silva, que se fez acompanhar por Fátima Leitão, Roberta Matos e Vítor Teixeira, manifestou “total disponibilidade para continuar a auxiliar os cidadãos, sobretudo os de proveniência estrangeira, a regularizar a sua situação, podendo obter as condições de vacinação”. O candidato, atualmente presidente da Junta de Freguesia de São Victor, lembrou “o trabalho realizado no auxílio à obtenção do certificado digital, realçando a necessidade de se investir em ações de sensibilização e de informação junto dos seniores e da comunidade estrangeira, para evitar ausência de respostas sociais a quem passa pela doença”.

Ricardo Silva lembrou, ainda, que “a Junta de Freguesia de São Victor pode manter a aposta nas ações de sensibilização à comunidade, reforçando a sua presença em campanhas preventivas e informativas, que auxiliem no esclarecimento de outras doenças. O candidato assumiu o compromisso de fomentar a redução de sal nas refeições escolares, levando, proximamente, esse compromisso ao prestador desse serviço”. “A preocupação com a saúde pública”, na ótica do candidato, “também ganha expressão com o desenvolvimento de programas que promovam o exercício físico, dentro de um cenário em rede, com os clubes desportivos da Freguesia de São Victor a serem os executores da estratégia”.

Para o candidato independente, “torna-se importante que a Junta de Freguesia de São Victor possa vir a ter mais competências delegadas para gerir o espaço público, tendo em conta os acessos à Unidade de Saúde Pública”. Segundo o candidato “não faz sentido que uma unidade tão importante como esta, tenha tão fracos acessos e condições para os utentes se deslocarem àquele local. Pensando nos utentes com mobilidade reduzida ou de idade mais avançada, convidar a subir uma rua que termina em calçada à portuguesa, em que é impossível transitar com cadeiras de rodas, é missão impossível”. Por isso, para Ricardo Silva, “torna-se urgente requalificar aquela artéria e a zona envolvente, dando mais dignidade a quem recorre a um serviço de extrema importância”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS