Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva pretende que São Victor "continue a ser referência" na...

Braga: Ricardo Silva pretende que São Victor “continue a ser referência” na promoção da bicicleta

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidato independente à Junta de São Victor, reuniu com a Braga Ciclável e com a Associação de Cicloturismo do Minho, instituições que têm na bicicleta o seu principal objeto de atuação.

A reunião decorreu no Complexo Desportivo da Rodovia, onde os representantes destas associações afirmaram que “é necessário criar mais infraestruturas para as bicicletas, como ciclovias e bicicletários, para dar mais segurança e confiança aos utilizadores das duas rodas”.

Quer para a Associação de Cicloturismo do Minho, quer para a Braga Ciclável, “é necessário que a Câmara Municipal de Braga dê seguimento às políticas de promoção do uso da bicicleta, não se limitando a fazer algumas iniciativas descontinuadas e avulsas”.

A mais recente medida do Município, que transformou artérias do centro histórico em zonas 30km a partir de pintura de linhas vermelhas, foi bastante criticada, uma vez que “não houve o cuidado de arranjar os pavimentos que continuam com buracos e depressões, além de que a tinta vermelha se sobrepôs aos símbolos BUS”. “Estas pinturas, desta forma, não convidam ninguém a utilizar a bicicleta”, dizem os responsáveis das associações.

As associações defendem que, nas ruas mais estreitas, “deveriam existir medidas de acalmia de tráfego efetivas, como sejam as sobrelevação das passadeiras, redução das larguras de vias, colocação de mais gincanas/chicanes, e que em ruas e avenidas mais largas deveria haver a reformulação do espaço automóvel para a introdução de ciclovias”.

“As tampas de saneamento sobrelevadas e as sarjetas com grades no sentido longitudinal, com aberturas que levam a quedas pois as rodas ficam ali presas”, foram outros dos pontos abordados.

Nesta reunião, Ricardo Silva fez-se acompanhar por Osvaldo Oliveira, mandatário da candidatura, bem como por Mário Meireles, elemento candidato com experiência no uso da bicicleta, que assumiram “uma maior atenção à promoção de políticas que fomentem o uso dos modos suaves”.

Ricardo Silva lembrou que “a Junta de Freguesia de São Victor arrecadou, em 2019, o Prémio da FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, na categoria ‘Autarquias’, fruto das iniciativas do Banco de Doação de Bicicletas e das Aulas de Iniciação à Bicicleta, que acontecem no primeiro sábado de cada mês”.

Para dar seguimento às boas políticas para a utilização das bicicletas, Ricardo Silva assumiu o compromisso de dialogar com os estabelecimentos comerciais da freguesia, para permitirem a colocação de bicicletários nas zonas envolventes, bem como dialogar com a Câmara Municipal de Braga para delinear um espaço de larga dimensão, como um parque, onde “se possa aprender e andar de bicicleta em segurança, sem a pressão de peões e de animais como existe na Via Ciclável do Rio Este”. Comprometeu-se também a dialogar e defender uma humanização da Rodovia e da Avenida Júlio Fragata para que “no dia a dia as pessoas possam usar essas vias para as suas deslocações em segurança, quer a pé, quer de bicicleta, de trotinete, de skate, de patins e para que ali exista, também, um transporte público eficiente e eficaz”.

Ricardo Silva comprometeu-se em estudar a possibilidade de realizar uma prova semelhante às “24h de Bicicleta em Braga”, realizada, no passado, pela Associação de Cicloturismo do Minho .

Para o candidato independente e atual presidente da Junta de São Victor, “a associação deve marcar presença no Conselho Municipal da Mobilidade, porque tem um conhecimento mais real das necessidades logísticas e técnicas que auxiliem no fomento do uso quotidiano da bicicleta”.

“Além disso, torna-se fulcral apostar em ações de sensibilização quer para ciclistas, peões e automobilistas, para que todos respeitem os espaços e atuações, havendo tolerância no convívio comum”, finalizou.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS