Segunda-feira, Abril 21, 2025
12.8 C
Braga
ReportagemBraga reviveu com fé a encenação da Via Sacra em Maximinos

Braga reviveu com fé a encenação da Via Sacra em Maximinos

A Via Sacra de Maximinos teve a dramatização das 15 estações da Paixão de Cristo.

© Angélica Antunes

Centenas de pessoas rumaram ao Monte de São Gregório, em Maximinos, Braga, para assistir à encenação da Via Sacra.

A 17.ª edição da Via Sacra de Maximinos contou com cerca de 90 participantes do Grupo de Jovens da Alvorada, Agrupamento dos Escuteiros 430, Grupo Coral e Artystica, com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, esteve presente no evento e referiu que o tempo permitiu a realização da Via Sacra porque “São Pedro ajudou”.

“São Pedro é o Padroeiro da Freguesia de Maximinos e ajudou-nos sempre nisto. Lembro que em 2015 estava um temporal e depois no dia da Via Sacra não choveu. Isto é uma manifestação de fé e uma pessoa acredita que algo divino pode acontecer. Esta é a 17.ª edição, num molde completamente diferente, parecido com o que fizemos no ano passado, em que os primeiros passos decorrem ao redor da Capela e os restantes no Monte que antecede a Capela de São Gregório”, disse.

O autarca referiu que este ano houve mais investimento na Via Sacra. “Investimos mais nas roupas porque é preciso de vez em quando renovar. Tivemos a preocupação de arranjar alguns adereços como as luzes e vamos investindo um bocadinho nisto para que ano após ano, seja melhor. No próximo ano não será para mim, mas quem vier, que faça melhor do que aquilo que eu fiz” desejou.

Luís Pedroso falou que sente “mágoa”, uma vez que “gostaria de fazer uma coisa do género como São Victor que era envolver toda a comunidade católica, sobretudo de Maximinos, mas tentei dar o meu melhor”.

A Via Sacra de Maximinos teve a dramatização das 15 estações, num percurso de devoção e fé para os cristãos.

© Angélica Antunes
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES