Domingo, Junho 4, 2023
17.8 C
Braga
spot_img
InícioReportagemBraga: Requalificação transforma Parque Industrial de Padim da Graça em espaço de...

Braga: Requalificação transforma Parque Industrial de Padim da Graça em espaço de excelência

© Angélica Antunes

A requalificação do Parque Industrial de Padim da Graça, em Braga, transformou o local num espaço de excelência para as empresas. Num investimento superior a um milhão de euros, a reabilitação dotou o parque industrial com um novo ordenamento das infraestruturas ao nível dos arruamentos, passeios e estacionamento.

A cerimónia de inauguração decorreu esta sexta-feira com a presença de Nuno Silva, presidente da Junta de Freguesia de Padim da Graça, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Teotónio dos Santos, administrador dos Transportes Urbanos de Braga (TUB).

Na sua intervenção, Nuno Silva afirmou que a obra “há muito necessária” dignificou o Parque Industrial de Padim da Graça. “Esta é uma obra que veio dignificar o Parque Industrial, pois já tínhamos tido conversas com os empresários que foram transitando as suas preocupações pela imagem que dava. Estavam a investir nas suas fábricas, a quererem renovar a imagem das mesmas para tentar vender o seu produto, mas ficavam desagradados uma vez que o acesso até às respetivas fábricas encontrava-se em muito mau estado”, sublinhou o presidente da Junta.

© Angélica Antunes

O autarca falou que as más condições causavam “constrangimento” aos empresários que investiam nas suas empresas. “As antigas condições do parque industrial causavam um certo constrangimento aos empresários pois não dignificavam nem acompanhavam o envolvimento que as próprias fábricas tinham”, disse Nuno Silva, regozijando-se que a obra “finalmente foi feita”.

© Angélica Antunes

Por seu turno, Leonel Ferreira, da Aurélio Correia Ferreira & Filhos, LDA., agradeceu à Câmara Municipal de Braga pelo investimento feito na requalificação do parque industrial, onde aproveitou para fazer outras reivindicações. “Quero agradecer a conclusão da obra, embora há uns pontos que sempre podem melhorar, tais como os transportes públicos, uma vez que há empresas que têm dificuldades em arranjar mão de obra porque não há ligação com o centro de Braga. Outro ponto seria criar um jardim de infância e um berçário para os funcionários poderem deixar os seus filhos. Também é preciso implementar sinalética”, referiu Leonel Ferreira.

Teotónio dos Santos mostrou o seu empenho em melhorar a ligação dos TUB ao Parque Industrial de Padim da Graça, dando o exemplo do reforço realizado no Parque Industrial de Pitancinhos. “Há cerca de dois anos, no Parque Industrial de Pitancinhos, conseguimos, junto dos empresários, fazer inquéritos de mobilidade e levantar as suas necessidades. Poucos meses depois, estávamos a implementar uma oferta mais dedicada, pelo que podemos fazê-lo aqui hoje. Para já, existem 24 viagens aqui na estrada principal de Padim da Graça que ligam ao centro da cidade e a Nogueiró, que é o extremo da linha do lado oposto”, salientou o administrador dos TUB.

© Angélica Antunes

Já Ricardo Rio realçou que esta requalificação era “fundamental e premente” e que tem hoje um impacto “muito positivo”, não só para Padim da Graça, mas como para todo o concelho de Braga. “Esta intervenção torna o território mais competitivo e capaz de fixar mais empresas. Antes da reabilitação, corríamos o risco de ver empresas a sair do concelho ou mesmo a fechar portas por falta de condições, mas agora temos um local de excelência para as empresas”, sublinhou o autarca.

© Angélica Antunes

O edil lembrou o compromisso da Câmara Municipal de Braga com o Pacto de Mobilidade Empresarial, assegurando uma presença regular dos TUB na freguesia de Padim da Graça.

© Angélica Antunes

Após o descerramento da placa de inauguração do Parque Industrial de Padim da Graça, a cerimónia terminou com uma visita à FDG – Fiação da Graça, empresa de fiação de penteados de fibras longas.

© Angélica Antunes

A cerimónia de inauguração contou também com a presença de João Moreira e de Francisco Semelhe, ex-autarcas da Junta de Freguesia de Padim da Graça.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES