Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioBragaBraga recebeu torneio de xadrez solidário para ajudar povo ucraniano

Braga recebeu torneio de xadrez solidário para ajudar povo ucraniano

© Academia de Xadrez Cidade Curiosa

A AXCC – Academia de Xadrez Cidade Curiosa realizou, este domingo, na Ludoteca da Estufa, em Braga, um torneio de xadrez solidário para ajudar o povo ucraniano. Os participantes desta competição foram desafiados a oferecer bens das mais diversas qualidades para os ucranianos.

Este evento ocorreu devido ao capitão da equipa principal da academia de xadrez, Sergey Demyanchuk, ter tomado a iniciativa de viajar em direção à Ucrânia para salvar a sua família residente no país agora em guerra, para isso pegou no carro e deslocou-se sozinho com uma missão. “Nós na academia, perante esta situação de coragem, decidimos cooperar com a iniciativa do Braga SOS Ucrânia realizando uma prova de xadrez para que através de uma atividade consigamos treinar os atletas da Academia de Xadrez Cidade Curiosa bem como os atletas da Escola de Xadrez do Porto que também contribuíram com a sua participação e oferta de artigos de saúde, higiene, roupa térmica e bens para crianças”, referiu a academia em comunicado.

Este encontro foi criado com apenas dois dias de antecedência “num ato de inspiração e coragem pelo nosso capitão, que contou apenas com cerca de 20 participantes onde todos receberam uma medalha de participação, porque na nossa perspetiva são todos campeões, bem como houve o sorteio de um tabuleiro de xadrez de madeira e ainda foi entregue pelo presidente da Cidade Curiosa, José Alberto Pereira, o jogo de tabuleiro Piratas ao atleta mais jovem da prova com apenas 4 anos, Henrique Sales, da Escola de Xadrez do Porto, que é sem dúvida uma grande promessa na modalidade”.

A arbitragem foi providenciada pelo encarregado da secção de xadrez da Academia de Xadrez da Cidade Curiosa, Flávio Peixoto e o diretor de prova foi o presidente da Cidade Curiosa, José Alberto Pereira, para cobertura fotográfica, material de xadrez, ajuda na arbitragem e entrega de prémios.

A Academia de Xadrez Cidade Curiosa fomenta o xadrez ao nível da prática da modalidade, competição, formação e realização de atividades. Há treinos semanais aos sábados na Ludoteca da Estufa, no Parque da Ponte.

A iniciativa teve o apoio da Cidade Curiosa, AXDB – Associação de Xadrez do Distrito de Braga, da União de Freguesias Lamaçães, Fraião e Nogueira, e da Câmara Municipal de Braga.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS