Quarta-feira, Junho 19, 2024
17.3 C
Braga
BragaBraga recebe vigília em solidariedade com a Palestina

Braga recebe vigília em solidariedade com a Palestina

DR

A CIVITAS Braga convocou uma vigília em solidariedade com a Palestina, que irá realizar-se na sexta-feira, dia 10, às 21:30, no cruzamento entre a Rua do Castelo e a Rua do Souto.

Em comunicado, a CIVITAS Braga refere que “não há vidas de primeira ou de segunda, não há vidas certas ou erradas, porque todas as vidas contam, queremos, neste dia, lembrar todas as pessoas que morreram, condenando veementemente os ataques recorrentes do Estado de Israel, sob a falsa pretensa de necessidade de defesa”.

A Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos recorda “as mais de 10 mil pessoas foram mortas na Faixa de Gaza, incluindo mais de 4 mil crianças e as dezenas de funcionários da ONU e diversas ONG humanitárias, as centenas de pessoas mortas nos bombardeamentos da Cisjordânia, as mais de mil vítimas do ataque de 7 de outubro, as várias dezenas de milhares de homens, mulheres e crianças mortos na Palestina, ao longo de décadas de ocupação, quer pelas forças militares de Israel, quer pelas milícias dos colonatos, as mais de milhão e meio de pessoas desalojadas, ao longo do último mês, em Gaza, todas as pessoas cuja morte se anuncia para os próximos dias, semanas, meses, anos”.

Na última sexta-feira, no Porto, leram-se os nomes de 2128 vítimas palestinianas. Nesta vigília, continuar-se-á a leitura a partir do 2129.º nome. “Temos presente que, em cada um destes nomes, está muito mais do que um número. Estão sonhos e planos destruídos, estão famílias e pessoas amigas de coração nas mãos. Independentemente das posições de cada pessoa sobre a resolução para a região, esta vigília é para quem condena a morte de todas as pessoas inocentes, para quem defende, sem nenhumas concessões, os valores da vida humana e da liberdade”, finaliza a CIVITAS Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES