A Praça do Município, em Braga, vai receber o tradicional Mercado das Flores nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro. Esta iniciativa que integra as celebrações religiosas relativas ao Dia dos Fiéis Defuntos e Dia de Todos os Santos.
A edição deste ano terá limitação do número de lugares, no âmbito do Plano de Contingência da Covid-19.
As inscrições para os comerciantes decorrem nos dias 20 e 22 de outubro, mediante o seguinte calendário:
- 20 de outubro – Para comerciantes de flores, com banca no mercado municipal, estabelecimento no concelho de Braga ou produtor ocasional de flores residente em Braga.
- 22 de outubro – Para comerciantes de flores, de fora do concelho, limitado aos lugares sobrantes.
Os comerciantes devem apresentar o comprovativo do início de atividade, declaração da respetiva Junta de Freguesia comprovando que o requerente é um pequeno produtor de flores e, reside em Braga, ou do recibo de pagamento do lugar no Mercado Municipal.
O espaço para a venda de flores na Praça do Município será em talhões individuais, cujo valor da taxa por talhão é de 26.60 euros, de acordo com a tabela de taxas 2020. Os talhões são individuais de 2mx2m, devidamente identificados e escolhidos por ordem de inscrição, com o limite de dois talhões por cada comerciante.
A montagem do espaço poderá ser efectuada a partir das 7h00 do dia 30 de outubro, sendo que a venda decorre entre as 7h30 e as 19h30, com a exceção do dia 1 de novembro, último dia do mercado, onde a venda encerra às 13h00.
As inscrições deverão ser efetuadas entre as 8h30 e as 18h30, no Balcão Único de atendimento, localizado no edifício do Convento do Pópulo. Excecionalmente, nos dias de inscrição no Mercado das Flores 2020, o atendimento presencial será efetuado por ordem de chegada, não sendo por isso sujeito a marcação prévia.
O edital do evento pode ser consultado no site do Município.