Segunda-feira, Julho 22, 2024
27.3 C
Braga
ReportagemBraga recebe Noite de Fados solidária para ajudar Instituto Monsenhor Airosa

Braga recebe Noite de Fados solidária para ajudar Instituto Monsenhor Airosa

O evento musical irá decorrer no próximo sábado, às 21:00, nos jardins da instituição.

© Sandra Antunes

O Instituto Monsenhor Airosa (IMA), em Braga, recebe no próximo sábado, 22 de junho, uma Noite de Fados para apoiar as utentes da instituição.

O evento solidário irá decorrer às 21:00 nos jardins do IMA e cada entrada terá um custo de 5 euros que reverte a favor do projeto de oficina IMArtes.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, frisou a importância de apoiar a instituição, uma vez que as IPSS estão a atravessar por dificuldades económicas. 

“Sabemos que as IPSS vivem momentos complicados onde o financiamento é escasso e os custos têm vindo a aumentar exponencialmente. Eu entendo que até o salário mínimo é pouco e deveria de ser mais, mas o problema é que as instituições não estão preparadas para um aumento em tão pouco tempo. Ou a própria Segurança Social começa a comparticipar um pouco mais estas instituições ou então num futuro muito próximo estas instituições vão estar com um autêntico garrote porque estão completamente asfixiadas. Nesse sentido, a nossa União de Freguesias é sempre uma parceira para poder ajudar pontualmente estas instituições”, disse o autarca.

© Sandra Antunes

Por sua vez, Karter Mendes, presidente da Associação Fado com Arte, anunciou que foram escolhidas duas fadistas para animar a noite solidária do próximo sábado.

“Escolhemos duas fadistas da associação, que é a Mariza da Luz e a Teresa Baixo, que vão ter um repertório que vai agradar o público presente e deixo o apelo para que todos apareçam na Noite de Fados porque o fado é Património da Humanidade. Peço que ajudem esta instituição que bem merece”, referiu.

Já Eduardo Coturela, vice-presidente do IMA, falou sobre a angariação de fundos que será direcionada para o projeto artístico IMArtes. “Temos uma Noite de Fados aberta à comunidade para a angariação de fundos que será encaminhada para o projeto IMArtes que procura valorizar e potenciar a expressão artística das nossas utentes, em particular da valência do Lar Residencial”, explicou.

O vice-presidente agradeceu ainda o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade devido “às dificuldades que a instituição está a atravessar”.

“São muitos os desafios que a sociedade coloca às instituições como a nossa, cada vez mais complexos, cada vez mais intensos e todo este tipo de ajuda e este tipo de iniciativas que a própria sociedade traz até nós são sempre bem-vindas”, acrescentou.

Por sua vez, Marcela Dias, diretora Executiva do IMA, lembrou que o presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade tem acompanhado e apoiado as utentes da instituição.

“A presença e a amizade da Junta de Freguesia tem sido evidente nas nossas utentes. Além da causa da Noite de Fados, a União de Freguesias proporciona alguns passeios e visitas às nossas utentes como é do conhecimento geral. A única família que elas têm é o IMA e no âmbito das três respostas sociais que nós temos, o Lar Residencial tem 21 utentes portadoras de deficiência intelectual em que o suporte familiar que existe é muito escasso ou nenhum. O IMA é a casa delas e levarmos daqui a cultura, a arte e a educação é muito importante para nós e com todas as limitações que as IPSS passam neste momento”, sublinhou.

A diretora Executiva falou sobre a relevância do novo projeto inclusivo das utentes que será possível executar através das verbas angariadas. “No âmbito do nosso trabalho e para valorizar estas jovens, fomos de encontro àquilo que elas gostam e criámos, no âmbito do nosso serviço de Animação Sócio-Cultural, a oficina IMArtes que é uma oficina de artes inclusiva. Elas, através do artesanato e de artes plásticas, trabalham as emoções, trabalham a forma como veem a sociedade e esta Noite de Fados vai servir exatamente para isso, para potenciar esta oficina, para capacitar a oficina de mais material, de mais espaços para que as nossas utentes possam ter efetivamente uma oficina para as capacitarmos”, finalizou.

A Noite de Fados estará a cargo de duas fadista da Associação Fado com Arte. O evento musical conta, que conta com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, contará com estacionamento gratuito dentro das instalações do Instituto Monsenhor Airosa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES