Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioBragaBraga recebe festival de música gratuito dedicado às vozes femininas

Braga recebe festival de música gratuito dedicado às vozes femininas

DR

Marina Prado, Ana Gomes, Filipa Torres, Denize Machado e Sílvia Pinto são os nomes que fazem parte do festival de música Mulheres P’ro Palco, que se realiza na Mesa na Praça, a ala de alimentação do Mercado Municipal de Braga, nos dias 4, 5, 8, 11 e 12 de março, às 20:30. O evento, de entrada gratuita e para todas as idades, pretende celebrar a importância da mulher no mundo da música ao som de jazz, bossa nova, samba, guitarra, bateria e vozes incríveis.

“Este é um festival que desafia artistas a vingar no panorama musical a transmitirem uma mensagem sobre o que significa para elas, enquanto mulheres, este dia internacional, num espaço aberto a toda a gente”, explica a administração da Mesa na Praça.

“Mulheres P’ro Palco” começa já esta sexta-feira, dia 4 de março, com a cantora e guitarrista brasileira Marina Prado. É através dos clássicos de Chiquinha Gonzaga, Elis Regina, Maria Bethânia e de muitas outras autoras, que Marina vai homenagear mulher de todos os tempos neste evento. Um tema próximo à cantora, que vem de uma família de mulheres artistas e inclui no seu repertório músicas da autoria da mãe e da irmã.

O sábado, dia 5 de março, está reservado para o talento da bracarense Ana Gomes. Depois de ter pisado grandes palcos, como o festival de Jazz de Oslo, o CCB e ainda o EDP Cool Jazz, a artista, que dá voz à banda Os Bolha, estreia-se na Mesa na Praça, com um repertório que promete celebrar a importância de lutar pelos direitos das mulheres no mundo da música.

É no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que a Mesa na Praça recebe Filipa Torres para um espetáculo de música portuguesa no feminino com o novo álbum “Moldura”. Integrando 10 músicas originais e 2 adaptações de canções tradicionais, este projeto inovador alterna sons e melodias com variados tipos de intensidade e peso emocional, indo do mais “dançável” ao mais introspetivo.

Nos dias 11 e 12 de março, Denize Machado (Trio) e Sílvia Pinto, respetivamente, encerram o festival de música que exalta as vozes no feminino. Envolvida no jazz e na bossa nova, a artista brasileira integrante da banda Orquestra Bamba Social Denize vai animar o público com o seu talento. “Mulheres P’ro Palco” termina com a voz de Sílvia Pinto, semifinalista do Got Talent Portugal 2021, num repertório que homenageia a alma e talento feminino.

Para a organização, este festival “é o encontro perfeito entre a cultura e a identidade feminina, com espetáculos pensados para que todos os géneros e idades conheçam o significado deste dia para a música na primeira pessoa”. Por isso, “Mulheres P’ro Palco”, que acontece num espaço emblemático para a cidade, “pretende realçar que o lugar da mulher é onde ela quiser e, no caso das nossas artistas, é no nosso palco”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS