
De 10 a 20 de julho, a Seleção Nacional Feminina de Lacrosse vai participar, pela primeira vez, no Campeonato da Europa da modalidade, que decorre em Braga.
O Campeonato Europeu de Lacrosse Feminino, organizado juntamente com a Federação Europeia de Lacrosse, a Câmara Municipal de Braga e a Associação Nacional de Lacrosse, vai receber 19 seleções, distribuídas por quatro grupos, num total de 500 atletas e staff.
Portugal ficou no Grupo C, com a Noruega, Chéquia, Áustria e Irlanda.
O jogo inaugural do Europeu vai colocar, frente a frente, portuguesas e norueguesas, no dia 10 de julho, às 16:00. A Seleção Nacional Feminina volta a entrar em campo dois dias depois, 12 de julho. Os dias 13 e 14 encerram a fase de grupos.
Com o apoio dos portugueses, a Seleção tem o objetivo de ficar nos 11 primeiros lugares, para ficar apurado, de forma direta, para o Mundial de 2026.
No Estádio 1º de Maio, em Braga, vão entrar em campo 10 jogadoras, mas não estão sozinhas: no total, a Seleção tem 22 atletas e todas vão contribuir para o melhor resultado possível.
Em conferência de imprensa, realizada a 25 de maio, o selecionador nacional, Ken Lubert, disse que a “ideia inicial era jogarmos e divertirmo-nos. Mas agora, algumas pessoas vão ouvir falar de Portugal no final do torneio”.
A seleção nacional quer alargar horizontes, e pode começar logo pela adesão de potenciais atletas bracarenses.
Estão convocadas para o Euro 2024 Ana Queirós, Carly Reilly, Erin Lucas, Filipa Exposto, Francisca Vasconcelos, Gabriella Mahaffey, Graça Caiado, Grace Haskell, Hannah Smith, Isabelle Dudley, Jessica Lubert, Joana Névoa, Lan Carvalho, Lenna Reilly, Mafalda Costa, Maria Barros, Marta Santos, Melissa Gonçalves, Raquel Gamboa, Sage da Silva, Sophia Storer e Victoria Nascimento.