Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaBraga pronta para desenvolver estratégias de referência para outros territórios

Braga pronta para desenvolver estratégias de referência para outros territórios

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, está a participar na XIV Conferência Anual da UNESCO Creative Cities Network (UCCN), que decorre de 18 a 22 de julho em Santos, Brasil. A iniciativa conta com 300 participantes de 50 países, incluindo 50 líderes locais, juntamente com representantes de 100 Cidades Criativas.

Após um atraso de dois anos devido à pandemia da Covid-19, os delegados das cidades-membros reúnem-se novamente no evento mais importante desta rede. A conferência é uma ocasião única para estreitar os laços entre cidades de todo o mundo e serve como plataforma para refletir sobre os objetivos estratégicos da Rede, alinhados com as prioridades da UNESCO e no contexto global da recuperação pós-Covid-19.

A conferência contou com o fórum de líderes locais, uma plataforma para os responsáveis das Cidades Criativas mostrarem e compartilharem a sua visão para a construção de cidades sustentáveis ​​e inclusivas, bem como as políticas, acções e boas práticas locais com seus homólogos e outras partes interessadas relevantes.

Durante a sessão pública deste fórum, que se realizou hoje, Ricardo Rio afirmou que Braga, com a sua juventude e dinamismo económico, é uma cidade que representa grande parte dos principais valores europeus, história e esperança para o futuro. “Somos Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts desde 2017 e estamos atualmente entre as quatro finalistas candidatas a Capital Europeia da Cultura (ECC) em 2027. Este é um projeto que teve o mérito de tornar um desejo coletivo da comunidade, inspirando e motivando grande parte dos Bracarenses e de todas as suas principais instituições”, afirmou.

O edil sublinhou que, em Braga, a cultura está presente desde os níveis mais baixos de escolaridade. “A cultura é uma fonte de criatividade que impulsiona o espírito empreendedor e os eventos culturais são um dos principais recursos turísticos da nossa cidade. Absorve atualmente uma percentagem significativa do nosso orçamento anual, quer ao nível das políticas e iniciativas culturais, quer ao nível do investimento em espaços culturais e salvaguarda do património”, disse, adiantando que Braga está pronta para “liderar o caminho e desenvolver estratégias de sucesso que possam ser replicadas e escaldas noutros territórios”.

Sob o tema “Criatividade, caminho para a igualdade”, a Conferência deste ano incide sobre o papel da cultura e da criatividade na redução das desigualdades sociais e económicas, bem como na revitalização dos espaços urbanos, nomeadamente para os grupos urbanos marginalizados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS