Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioBragaBraga: Presépio Movimentado do Montariol vai ser inaugurado no dia 17 de...
spot_img

Braga: Presépio Movimentado do Montariol vai ser inaugurado no dia 17 de dezembro

© Agrupamento 660 Montariol

O Presépio Movimentado do Montariol, em Braga, vai ser inaugurado no dia 17 de dezembro, às 11:00, após a Eucaristia Dominical.

Este presépio é considerado o presépio movimentado mais antigo da cidade de Braga e completará, este ano, 97 anos de história, tendo sido erguido pela primeira vez pelo Frei Marinho, em 1926. Os Escuteiros do Montariol erguem anualmente o presépio desde 1993, aprimorando-o com novos e diferentes figurantes e detalhes, mantendo sempre a mecânica de movimento artesanal.

Este ano celebram-se os 800 anos do Presépio de Greccio por São Francisco de Assis. A efeméride lançou o mote, não só para o Presépio movimentado, mas também para uma exposição de presépios organizada pelo Convento de Montariol, com ponto de partida no átrio da Igreja e disposta por várias zonas interiores do Convento de Montariol.

Esta comemoração será ainda o motivo da realização de trabalhos, pelo Agrupamento ao longo do Advento, os quais serão dispostos neste espaço para visita. Adicionalmente, e tendo o Corpo Nacional de Escutas celebrado o seu centenário em 2023, recomendam uma visita à Exposição do agrupamento “CNE_660_43_100”, que terá como principal foco a vivência dos 43 anos do Agrupamento no Centenário do CNE. O presépio, bem como a exposição, estarão abertos desde o dia 17 de dezembro de 2023 até ao dia 15 de janeiro de 2024.

Aos fins de semana estará também disponível uma tômbola dinamizada pelos exploradores (faixa etária dos 10 aos 14 anos) do Agrupamento.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES