Domingo, Maio 16, 2021
14.4 C
Braga
InícioBragaBraga: PCP quer intervenção em todas as habitações do Bairro das Andorinhas

Braga: PCP quer intervenção em todas as habitações do Bairro das Andorinhas

Braga TV

Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República, visitou, esta segunda-feira, o Bairro das Andorinhas, em Braga. Esta visita teve como objetivo ouvir as preocupações dos moradores daquela zona.

Acompanhada por Bárbara Barros, vereadora da CDU na Câmara Municipal de Braga, a visita de Diana Ferreira pretendeu “solucionar os problemas das condições destas habitações”.

A deputada realçou que o  PCP tem tido uma intervenção no direito constitucional da habitação, direito que “tem de ter uma responsabilidade do próprio Estado para assegurar  a todas as famílias uma habitação condigna e de acordo com as suas necessidades”.

“Estamos aqui para recolher um conjunto de opiniões e problemas para que possamos encontrar soluções, propor alternativas e respostas que garantam a sua resolução”, sublinhou Diana Ferreira.

Por sua vez, Bárbara Barros quer que o Município de Braga inclua os moradores no plano de intervenção, bem como nos fundos comunitários, para acompanhar a integração social destes habitantes. “Há muitos anos, estas habitações não tiveram uma intervenção de fundo e queremos saber se existe a possibilidade de incluir estes moradores no plano de intervenção e nos fundo comunitários que foram aproveitados, assim como a sua integração social”, disse a vereadora.

O Bairro das Andorinhas é da responsabilidade da BragaHabit e a vereadora pretende que, para além da política municipal de habitação, haja uma preocupação de agregar estas populações no direito à habitação, independentemente da sua situação económico-financeira e social.

Flávio Vieira, presidente da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, afirmou que as habitações do bairro têm problemas de infiltrações, que já foram comunicados à empresa municipal de habitação social. “A BragaHabit já fez uma candidatura para fazer as obras no exterior das habitações e resolver os problemas das infiltrações, mas como aqui também habitam proprietários privados, estão a tentar encontrar uma solução”, explicou.

Até ao momento ainda não há datas para dar início às obras de intervenção e a associação pretende que as obras sejam “para todos”. “Estou em diálogo com a empresa municipal porque o nosso objetivo é que, quando arrancar a obra, tem de arrancar para toda a gente. Ainda não há datas porque estão na última fase de negociações para tentar criar uma linha de crédito para os proprietários privados”, referiu.

O Bairro das Andorinhas é constituído por 33 blocos, onde habitam entre 800 a 1.000 pessoas. As últimas intervenções realizadas no bairro ocorreram em 2004.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS