Sexta-feira, Abril 12, 2024
16.7 C
Braga
BragaBraga: Nova Arcada recebe exposição em homenagem às mulheres e ao 25...

Braga: Nova Arcada recebe exposição em homenagem às mulheres e ao 25 de Abril

© Nova Arcada

De 1 a 10 de março, a Praça Central do Nova Arcada, em Braga, será cenário de uma exposição envolvente dedicada à celebração dos direitos das mulheres, com um momento inaugural no dia 2 de março, pelas 17:30, que terá animação cultural. Uma experiência que relembra a história, o progresso alcançado e reforça a necessidade contínua de luta através de uma reflexão enriquecedora.

Esta exposição é composta por um fragmento do poema “Mulheres e Revolução” de Maria Velho da Costa, 16 painéis com ilustrações de Irene Ramalho e frases do poema e conta ainda com um painel de apresentação do Movimento Democrático de Mulheres.

Com a condição das mulheres em destaque na sua obra, Maria Velho da Costa deu um contributo significativo a este tema ao publicar Revolução e Mulheres. Um texto que se eternizou na Revolução, com uma força avassaladora junto das mulheres. Maria recebeu vários prémios literários e ainda a Medalha Infante D. Henrique, em 9 de junho de 2003 e a da Liberdade em 25 de Abril de 2011. A ilustradora Maria Irene Ramalho é professora universitária e, entre as suas atuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre teorias do feminismo.

Ao longo de mais de cinquenta anos de existência, o Movimento Democrático de Mulheres tem desempenhado um papel ativo na defesa dos direitos, da dignidade e da igualdade entre mulheres e homens. Além disso, dedica-se à promoção da emancipação das mulheres em Portugal, destacando-se como um projeto promotor da justiça e equidade de género.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES