O Museu dos Biscainhos, em Braga, vai assinalar os 400 anos de martírio do Beato Miguel de Carvalho e os 300 anos da pintura do teto do Salão Nobre (1624-1724).
No dia 25 de agosto serão iniciadas as celebrações comemorativas intituladas que irão prolongar-se até 25 de outubro.
No dia 25 de agosto, às 16:00, terá lugar a Sessão de Abertura, no Salão Nobre do Museu dos Biscainhos, contando com as participações de “Miguel de Carvalho, um mártir bracarense no Japão dos Tokugawa”, comunicação pelo Padre António Júlio Trigueiros, SJ (Companhia de Jesus); Leitura por Mário Vilhena da Cunha, da Carta Manuscrita pelo Jesuíta Miguel de Carvalho, enviada de Omura, no Japão, e datada de 24 de agosto de 1624; “A pintura de Manuel Furtado de Mendonça no salão nobre do Museu dos Biscainhos e o contexto da pintura de tetos em Portugal durante a primeira metade do século XVIII”, comunicação pela Doutora Giuseppina Raggi, Historiadora de Arte.
O evento contempla ainda a apresentação, no Salão Nobre do Museu dos Biscainhos, do Crucifixo Peitoral do Beato Miguel de Carvalho e um fac-símile da Carta Manuscrita pelo Beato a 24 de agosto de 1624, escrita no Japão e dirigida a seu irmão na cidade de Braga. Estas peças estarão em exposição até 25 de outubro de 2024.